Mundo

Rússia adverte Assad sobre tentação de reconquistar Síria

Bashar al-Assad havia afirmado na semana passada, em uma entrevista exclusiva à AFP, que queria reconquistar toda a Síria


	Bashar Al Assad com Putin: as declarações do presidente sírio "entram em dissonância com esforços diplomáticos empreendidos pela Rússia"
 (Reuters / Alexei Druzhinin)

Bashar Al Assad com Putin: as declarações do presidente sírio "entram em dissonância com esforços diplomáticos empreendidos pela Rússia" (Reuters / Alexei Druzhinin)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 08h46.

O embaixador russo na ONU, Vitali Churkin, advertiu nesta sexta-feira o presidente sírio, Bashar al-Assad, sobre seu plano de reconquistar toda a Síria, que, segundo ele, prejudica os esforços diplomáticos russos para se alcançar um cessar-fogo.

"A Rússia se envolveu seriamente nesta crise de um ponto de vista político, diplomático e agora militar. Por isso queríamos, é claro, que Bashar al-Assad levasse isso em conta", declarou Churkin em uma entrevista ao jornal Kommersant.

Bashar al-Assad havia afirmado na semana passada, em uma entrevista exclusiva à AFP, que queria reconquistar toda a Síria.

As declarações do presidente sírio, aliado próximo de Moscou, "entram em dissonância com os esforços diplomáticos empreendidos pela Rússia" para colocar fim às hostilidades na Síria e instaurar um cessar-fogo, estimou o diplomata, formulando uma crítica incomum ao regime do presidente sírio.

Se o governo de Damasco considerar que "um cessar-fogo não é necessário e que é preciso lutar até a vitória, o conflito ainda levará muito tempo, e imaginar isso dá medo", acrescentou o embaixador.

Desde 30 de setembro, a Rússia realiza uma campanha aérea na Síria contra grupos opositores ao governo sírio, que graças a ela pôde avançar em várias partes do país, em particular na província de Aleppo (norte).

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBashar al-AssadEuropaPolíticosRússiaSíria

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada