Mundo

Rússia: acordo nuclear entre EUA e Coreia do Sul trará consequências para estabilidade global

A declaração foi feita pelo Ministério de Relações Exteriores da Rússia por meio de nota oficial, divulgada nesta sexta-feira, 28

Segundo o comunicado, a estratégia se assemelha a utilizada durante a Guerra Fria e continua a ser desenvolvida com o apoio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (REUTERS/Kim Hong-Ji/Reuters)

Segundo o comunicado, a estratégia se assemelha a utilizada durante a Guerra Fria e continua a ser desenvolvida com o apoio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (REUTERS/Kim Hong-Ji/Reuters)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 2 de maio de 2023 às 08h38.

Última atualização em 2 de maio de 2023 às 08h41.

O Ministério de Relações Exteriores da Rússia afirmou que o acordo nuclear entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul pode trazer consequências "sérias e negativas" para a segurança regional, com projeções sobre a estabilidade global.

A declaração aconteceu por meio de nota oficial, divulgada nesta sexta-feira, 28. "Os Estados Unidos e seus aliados na região da Ásia-Pacífico indicaram desafiadoramente um movimento em direção à duplicação na região dos chamados esquemas de 'dissuasão nuclear estendida' que são destrutivos para a segurança internacional", relatou o ministério russo.

O que diz o comunicado?

Segundo o comunicado, a estratégia se assemelha a utilizada durante a Guerra Fria e continua a ser desenvolvida com o apoio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O ministério da Rússia afirma ainda que caracteriza a disseminação destas "práticas coletivas do Ocidente" como nada além de uma intensificação das tensões geopolíticas, capaz de "provocar uma corrida armamentista".

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesEstados Unidos (EUA)Coreia do NorteRússia

Mais de Mundo

Trump assina decreto para enviar a Guarda Nacional para Memphis e cita 'níveis tremendos de crimes'

Espanha cancela acordo de R$ 4,4 bilhões em armas com Israel em meio à reação negativa sobre Gaza

Novo ataque dos EUA contra 'traficantes venezuelanos' no mar matou 3 pessoas, diz Trump

Israel pede a legisladores americanos que promovam leis contra boicote