Mundo

Ruptura trará mais prejuízo a Riad do que a Teerã, diz Irã

Assim afirmou o primeiro vice-presidente do Irã, Eshaq Jahangiri, que além disso alertou que Riad evite tomar mais ações contra Teerã


	Cartaz com o rosto do clérigo xiita Nimr al-Nimr: os diplomatas iranianos têm desde ontem 48 horas para deixar a Arábia Saudita
 (REUTERS/Essam Al-Sudani)

Cartaz com o rosto do clérigo xiita Nimr al-Nimr: os diplomatas iranianos têm desde ontem 48 horas para deixar a Arábia Saudita (REUTERS/Essam Al-Sudani)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2016 às 08h01.

Teerã - O governo iraniano garantiu nesta segunda-feira que a ruptura de relações da Arábia Saudita com o Irã trará mais prejuízo a Riad do que a Teerã.

Assim afirmou o primeiro vice-presidente do Irã, Eshaq Jahangiri, que além disso alertou que Riad evite tomar mais ações contra Teerã depois que as autoridades sauditas anunciaram no domingo a ruptura de relações pelas críticas iranianas à execução do clérigo xiita Nimr Baqir al Nimr.

O vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Hussein Amir Abdolahian, considerou que as autoridades sauditas trataram de dissimular o erro de ter executado ao clérigo xiita e outros 46 condenados rompendo relações diplomáticas com Teerã.

Abdolahian acrescentou que a Arábia Saudita já criou anteriormente insegurança na região ao tomar decisões estratégicas equivocadas que conduziram à expansão do terrorismo e do extremismo.

O vice-ministro lembrou que a Arábia Saudita desempenhou também um papel pouco construtivo nas conversas entre Irã e a comunidade internacional que conduziu a um acordo sobre o programa nuclear iraniano.

O governo da Arábia Saudita rompeu no domingo relações diplomáticas com o Irã após o ataque na noite anterior da Embaixada saudita em Teerã e seu consulado da cidade de Mashhad, que aconteceu como resposta à execução do clérigo xiita.

Os diplomatas iranianos têm desde ontem 48 horas para deixar a Arábia Saudita.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaIrã - PaísArábia Saudita

Mais de Mundo

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30