Mundo

Rublo russo despenca e banco central do país duplica taxa de juros

BC da Rússia diz que aumento na taxa de juros e introdução de mecanismos de controle de capital têm como objetivo "compensar a maior depreciação do rublo e os riscos de inflação"

 (Bloomberg Creative Photos/Getty Images)

(Bloomberg Creative Photos/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de fevereiro de 2022 às 09h28.

O Banco Central da Rússia decidiu, nesta segunda-feira, 28, elevar sua taxa básica de juros de 9,5% paa 20%. A instituição diz que as condições externas para a economia russa "mudaram drasticamente", no momento em que o país lança uma guerra contra a Ucrânia e é alvo de sanções internacionais.

Segundo comunicado do BC, a elevação dos juros garantirá uma alta nas taxas de depósito "para níveis necessários a fim de compensar a maior depreciação do rublo e os riscos de inflação".

O BC diz que tem como objetivo apoiar a estabilidade financeira e de preços e proteger as economias dos cidadãos de se depreciar.

Afirma ainda que outras decisões sobre juros serão tomadas levando-se em conta os riscos com as condições externas e domésticas e a reação dos mercados financeiros, bem como a inflação e suas expectativas.

Em outro comunicado nesta segunda-feira, o BC da Rússia diz que a partir desta data os operadores locais estão "proibidos de vender ativos sob instruções de não residentes".

O BC ainda informa que a bolsa de Moscou não operará nesta segunda-feira e que anunciará adiante se haverá negócios na terça-feira.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralJurosRússia

Mais de Mundo

Relatório da Oxfam diz que 80% das mulheres na América Latina sofreram violência de gênero

Xi Jinping conclui agenda na América do Sul com foco em cooperação e parcerias estratégicas

Para ex-premier britânico Tony Blair, Irã é o principal foco de instabilidade no Oriente Médio

Naufrágio de iate turístico deixa pelo menos 17 desaparecidos no Egito