Mundo

Royalties do petróleo devem ir à votação semana que vem

Projeto que define novos critérios para a divisão dos recursos dos royalties pagos pela exploração do petróleo dever voltar à pauta da Câmara na quarta-feira (31)

Plataforma de petróleo (Divulgação/EXAME)

Plataforma de petróleo (Divulgação/EXAME)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 25 de outubro de 2012 às 09h16.

São Paulo – A votação de novas regras da distribuição dos royalties pagos pela exploração do petróleo deve voltar à pauta da Câmara dos Deputados na semana que vem. Após as eleições municipais do segundo turno, o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), quer levar a proposta para pleito já na próxima quarta-feira (31).

Tema polêmico, a revisão da partilha dos royalties - tributos pagos pelas empresas aos estados de onde extraem o óleo - tem gerado embates entre parlamentares, principalmente os da bancada do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A proposta que tramita no Congresso e que já foi aprovada pelo Senado determina a redução do valor repassado aos estados produtores e o aumento da distribuição para municípios e estados não produtores.

Atualmente, a União fica com 40% dos royalties, enquanto Estados têm direito a 22,5% e municípios produtores, com 30%. Demais Estados e municípios do país compartilham os 7,5% dos royalties restantes.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCombustíveisEnergiaLegislaçãoPetróleoPolítica no BrasilRoyalties

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado