Mundo

Europa tem oportunidade limitada de preservar acordo nuclear, diz Irã

Em telefonema a Macron, presidente do Irã disse que direitos do país envolvendo a venda de petróleo, bancos, investimentos e seguros precisam ser garantidos

Rouhani: líder disse que Europa precisa esclarecer sua posição e especificar e anunciar intenções com respeito a obrigações (Danish Siddiqui/Reuters)

Rouhani: líder disse que Europa precisa esclarecer sua posição e especificar e anunciar intenções com respeito a obrigações (Danish Siddiqui/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de maio de 2018 às 16h55.

Última atualização em 9 de maio de 2018 às 16h57.

Beirute - A Europa tem uma "oportunidade limitada" de preservar o acordo nuclear com Teerã, disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, ao presidente francês, Emmanuel Macron, em um telefonema nesta quarta-feira, de acordo com a agência de notícias iraniana Isna.

"Sob as condições atuais, a Europa tem uma oportunidade muito limitada de preservar o acordo nuclear, e precisa, o mais rapidamente possível, esclarecer sua posição e especificar e anunciar suas intenções com respeito a suas obrigações", disse Rouhani a Macron no telefone, segundo a agência.

Macron viajou aos Estados Unidos no fim do mês passado para tentar convencer o presidente norte-americano, Donald Trump, a não abandonar o acordo. Trump, no entanto, anunciou na terça-feira que não irá manter os EUA no pacto internacional com a República Islâmica.

Rouhani disse a Macron que os direitos iranianos sob o acordo relacionados a venda de petróleo, bancos, investimentos e seguros precisam ser "garantidos" de forma clara e transparente, de acordo com a Isna.

Acompanhe tudo sobre:Emmanuel MacronEnergia nuclearEuropaIrã - País

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado