Mundo

Romney vence caucus republicanos de Nevada

Republicano vence concorrente com ampla margem no estado de Nevada, que concentra maior taxa de desemprego no país

Pré-candidato republicanno Mitt Romney, vence Newt Gingrich em Nevada (Justin Sullivan/Getty Images)

Pré-candidato republicanno Mitt Romney, vence Newt Gingrich em Nevada (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2012 às 17h29.

Washington - O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Mitt Romney conseguiu uma nova vitória, agora nos caucus de Nevada, onde venceu com uma ampla margem sobre seu imediato concorrente, Newt Gingrich.

Após o fechamento dos últimos colégios eleitorais e apesar de ter sido apurado apenas 15% dos votos, as redes de televisão e jornais americanos concordam em declarar Romney vencedor, que conta com 42% dos votos contra 24% do ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich.

A pouca distância de Gingrich está o congressista Ron Paul, popular nas áreas rurais de Nevada e que conta com 19% dos votos, enquanto o ex-senador Rick Santorum tem 13%.

Os primeiros escrutínios coincidiram com um ato de campanha de Romney em Las Vegas, no qual o candidato não duvidou em declarar sua vitória, e prometeu levá-la até a Casa Branca.

'(O presidente Barack) Obama não fez nada pelos cidadãos de Nevada', disse o pré-candidato, que centrou seu discurso na economia em um estado que concentra a maior taxa de desemprego do país - um 12,6% - e o recorde em execuções hipotecárias.

'Os Estados Unidos necessitam de um presidente que possa recuperar a economia porque a entende. Eu a entendo, e eu a recuperarei', assegurou Romney, já em tom de candidato, perante dezenas de simpatizantes que ondeavam cartazes com o lema 'Nevada believes' (Nevada acredita), por causa de seu lema 'Believe in América'.

O triunfo de Romney no primeiro estado do oeste que vota nas primárias americanas o consolida como claro favorito para ficar com a nomeação republicana em agosto, após sua vitória de terça-feira na Flórida, com 47% dos votos.

Sua vitória foi generalizada em todo o estado, exceto no sudoeste, de população mais rural e conservadora, onde os apoios se dividiram entre Paul, que fez grandes esforços de campanha na região, e Gingrich.

Os resultados preliminares não incluem, no entanto, os dados do condado de Clark, onde fica Las Vegas e que concentra 70% da população.

Espera-se que Romney vença também nesse condado, que conta com uma grande população que compartilha sua fé mórmon. EFE

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Mitt RomneyPaíses ricosPartido Republicano (EUA)Políticos

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos