Mundo

Romney supera Obama por um ponto, segundo pesquisa do Gallup

Romney teria 49% de apoio entre os eleitores que disseram que planejaram ir às urnas, contra 48% de Obama


	Mitt Romney e Barack Obama no último debate presidencial dos EUA: na consulta anterior do Gallup, divulgada em 28 de outubro, Romney liderava com 51%, contra 46% de Obama
 (Kevin Lamarque/Reuters)

Mitt Romney e Barack Obama no último debate presidencial dos EUA: na consulta anterior do Gallup, divulgada em 28 de outubro, Romney liderava com 51%, contra 46% de Obama (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 21h31.

Washington  O candidato republicano, Mitt Romney, supera por um ponto o presidente e candidato à reeleição Barack Obama, do Partido Democrata, no pleito de amanhã nos Estados Unidos, segundo a última pesquisa do instituto Gallup, divulgada nesta segunda-feira.

Romney teria 49% de apoio entre os eleitores que disseram que planejaram ir às urnas, contra 48% de Obama. Do total de eleitores ouvidos, 32% disseram que já tinham votado, e 6% queriam fazê-lo antes de amanhã.

Já entre aqueles que votaram, a diferença de um ponto é a favor de Obama, que obteria 49%, contra 48% de Romney.

A pesquisa, da qual participaram 3.117 pessoas e que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, foi realizada entre 1º e 4 de novembro, depois da passagem da supertempestade 'Sandy'.

Os analistas consideram que o fenômeno climático favoreceu Obama pela percepção positiva que alguns eleitores tiveram sobre a gestão da crise por parte do governante.

Na consulta anterior do Gallup, divulgada em 28 de outubro, Romney liderava com 51%, contra 46% de Obama.


Para 68% dos eleitores ouvidos pelo Gallup, a resposta do presidente às consequências da passagem de 'Sandy' foi positiva. Por outro lado, Obama não é tão bem avaliado em assuntos internacionais (51% rejeitam sua gestão) e em matéria de economia (56% o reprovam)

Quanto aos grupos de eleitores, Romney conta com 10 pontos de vantagem entre os homens, (53% contra 43%), e Obama lidera pela mesma margem entre as mulheres (52% contra 44%).

Os dois estão quase empatados entre os eleitores independentes, com 46% a favor de Obama e 45% de Romney, e recebem um apoio sólido de seus partidários, 96% dos republicanos dão respaldo a Romney, e 93% dos democratas apoiam Obama.

O presidente se impõe nos estados do Leste com 58%, enquanto Romney obtém o apoio do Meio Oeste (51%), do Sul (52%) e do Oeste (52%).

Por outro lado, segundo a última pesquisa do jornal 'The Washington Post' e da emissora 'ABC', divulgada hoje e baseada em eleitores que devem comparecer às urnas, Obama vencerá com 50% dos votos, contra 47% de Romney.

Esta é a porcentagem mais alta para Obama desde julho nas pesquisas desses dois veículos de imprensa, que entrevistaram 2.345 pessoas entre 18 de outubro e este domingo, com uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. EFE

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA