Mundo

Romney lança comitê de campanha para ganhar voto latino

Para a equipe de campanha de Romney, a experiência do candidato republicano nos negócios é o principal argumento para atrair os eleitores

De acordo com o cálculo feito pelos especialistas, para ganhar a Presidência o candidato precisariam de pelo menos 40% do voto latino (Jewel Samad/AFP)

De acordo com o cálculo feito pelos especialistas, para ganhar a Presidência o candidato precisariam de pelo menos 40% do voto latino (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2012 às 15h22.

Washington - O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, apresentou nesta quarta-feira aos membros do comitê "Juntos com Romney", responsável por dirigir a campanha do ex-governador de Massachusetts como forma de ganhar o voto latino, decisivo no pleito de novembro.

O grupo será liderado pelo ex-secretário de Comércio Carlos Gutiérrez, o ex-procurador geral de Puerto Rico José Fuentes e o ex-presidente da Administração de Pequenas Empresas Héctor Barreto.

"A comunidade latina foi especialmente afetada pelas políticas de Barack Obama. No lugar de estimular o crescimento econômico e a criação de postos de trabalho, o presidente só ampliou o Governo e prejudicou a criação de emprego", disse Gutiérrez.

O ex-secretário de Comércio insistiu que os Estados Unidos precisam de um líder que crie postos de trabalho, ajude às pequenas empresas e garanta a continuidade do "sonho americano para as gerações futuras".

Para a equipe de campanha de Romney, a experiência do candidato republicano nos negócios é o principal argumento para atrair os eleitores. No entanto, entre a comunidade latina, grupo essencial para a eleição do futuro presidente, Romney não consegue convencer.

Segundo as últimas pesquisas, o presidente dos EUA, o democrata Barack Obama, mantém uma ampla vantagem sobre o candidato republicano entre a comunidade latina, com 61% de intenções de voto contra 27%.

Além disso, Obama conta com uma aprovação da sua atual gestão de 61% entre os latino-americanos, bem maior do que a do conjunto dos cidadãos do país, 48%.

De acordo com o cálculo feito pelos especialistas, para ganhar a Presidência o candidato precisariam de pelo menos 40% do voto latino, ingrediente essencial em estados que podem decidir a eleição, como Arizona, Colorado, Flórida, Nevada e Novo México.

Segundo projeções da Associação Nacional de Funcionários Latinos Escolhidos (NALEO, na sigla em inglês), a participação dos latinos no pleito gerais de 2012 baterá um "recorde", com pelo menos 12,2 milhões de eleitores. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Mitt RomneyPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana