Mitt Romney em campanha: o multimilionário afirma que "sabe como a economia funciona" (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
Da Redação
Publicado em 8 de maio de 2012 às 23h08.
Washington - Mitt Romney, pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, confirmou as expectativas e venceu nesta terça-feira as eleições primárias realizadas nos estados de Indiana, Carolina do Norte e Virgínia Ocidental, o que lhe acrescenta o apoio de novos delegados para uma indicação praticamente garantida.
Segundo as projeções da emissora CNN, Romney venceu confortavelmente nos três estados contra seu único rival, o congressista Ron Paul, que decidiu seguir na disputa prévia do partido, apesar de não ter chances de conseguir a candidatura presidencial republicana na convenção que o partido realizará em agosto na Flórida.
Em Indiana, com a apuração quase completa, Romney obteve 64% dos votos contra 15% de Paul. Na Carolina do Norte, com 74% das urnas apuradas, Romney levou 66% dos votos contra 11% de Paul.
O ex-governador de Massachusetts também venceu amplamente na Virgínia Ocidental, com um respaldo de 70% com quase 30% das urnas apuradas.
Com esses resultados, Romney acrescentará a sua conta pessoal quase todos os 100 delegados que estavam em jogo nesta terça-feira nos três estados.
De acordo com as últimas projeções das emissoras de televisão, Romney acumula 841 delegados, frente aos 76 de Paul.
São necessários 1.144 delegados para conseguir a nomeação presidencial republicana no final de agosto na Convenção Nacional do partido em Tampa (Flórida), que divulgará o grande rival do presidente Barack Obama, do Partido Democrata, nas eleições de novembro.