Mundo

Romney critica Obama e afirma que Egito é aliado dos EUA

Romney assegurou que ''o presidente se equivoca. O Egito é um aliado dos EUA, o foi durante algum tempo''

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 21h52.

Washington - O candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, afirmou nesta segunda-feira que o Egito é um aliado dos Estados Unidos e criticou o presidente Barack Obama por evitar referir-se ao governo do Cairo como um parceiro na região, nem como um ''inimigo''.

Em entrevista transmitida pelo canal hispânico ''Telemundo'', Romney assegurou que ''o presidente se equivoca. O Egito é um aliado dos EUA, o foi durante algum tempo'' e garantiu que deve essa relação deve continuar evoluindo, levando em conta a situação da região após a queda de ditaduras como as do egípcio Hosni Mubarak depois das revoltas da Primavera Árabe.

''Faremos o necessário para que o Egito entenda que sua relação com os EUA é benéfica para eles'', disse Romney, ressaltando que o governo do Cairo ''deve honrar seus acordos de paz com Israel'' e proteger as embaixadas americanas.

Na semana passada, também em uma entrevista à ''Telemundo'', o presidente Obama afirmou que o Egito ''não é um aliado'' de seu país, mas também não ''um inimigo'', e alertou que haverá problemas se o novo governo de Mohammed Mursi não se comprometer a proteger o pessoal diplomático após os ataques contra a embaixada americana no Cairo.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

França e Polônia reafirmam posição contra o acordo UE-Mercosul

2ª Expo de cadeia de suprimentos em Pequim foca na integração global

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah com apoio dos EUA