Mundo

Romney agradece apoio de Santorum por candidatura

Romney emitiu um comunicado no qual disse que "a corrida pela nomeação presidencial republicana sempre buscou a restauração da promessa dos EUA"

Nesta terça-feira, Romney aproveitará as primárias nos estados da Carolina do Norte, Indiana e Virgínia Ocidental para seguir ganhando delegados frente a Ron Paul (Scott Olson/Getty Images)

Nesta terça-feira, Romney aproveitará as primárias nos estados da Carolina do Norte, Indiana e Virgínia Ocidental para seguir ganhando delegados frente a Ron Paul (Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2012 às 16h34.

Washington - Mitt Romney, o pré-candidato favorito para concorrer à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, agradeceu nesta terça-feira a Rick Santorum - que participou das prévias da legenda - pelo apoio oficial que o ex-rival lhe manifestou nesta segunda e elogiou seu "compromisso com o conservadorismo".

Romney emitiu um comunicado no qual disse que "a corrida pela nomeação presidencial republicana sempre buscou a restauração da promessa dos EUA" e considerou que Santorum e ele compartilham um "compromisso absoluto" para conseguir esse objetivo.

Romney, que foi governador de Massachusetts, destacou ainda que Santorum e ele têm a mesma opinião sobre as "políticas fracassadas" da Administração do atual presidente americano, o democrata Barack Obama, "desde seu assalto à liberdade de consciência até sua política externa irresponsável".

Esta é a segunda vez que Santorum respalda Romney como candidato à Presidência - já o fez na campanha de 2008 -, mas em fevereiro passado, em pleno fragor dessas primárias republicanas, lamentou por ter prestado apoio há quatro anos.

Santorum, que abandonou a disputa pela candidatura presidencial republicana no mês passado, expressou nesta segunda-feira à noite seu apoio a Romney por um e-mail enviado a seus partidários, argumentando que a meta absoluta é vencer Obama, que buscará a reeleição no pleito de novembro.

Ex-senador pela Pensilvânia, Santorum explicou que tomou a decisão de apoiar Romney após o encontro de 90 minutos que ambos tiveram em Pittsburgh (Pensilvânia) na semana passada.

"Sobretudo, ambos decidimos que devemos vencer o presidente Obama. É uma tarefa que não será fácil, e requereria o apoio de todos para que nosso candidato saia vitorioso", declarou Santorum, que se retirou da disputa em 10 de abril. "(Romney) será esse candidato e ele tem meu apoio para ganhar esta, a eleição mais importante de nossas vidas".

Durante o processo das prévias republicanas, Santorum tentou se apresentar como o mais conservador dos candidatos em disputa e chegou a classificar Romney como um "moderado" que não merecia disputar a Presidência com Obama no pleito do dia 6 de novembro.

O único rival atual de Romney na disputa pela candidatura republicana é o congressista Ron Paul, cuja permanência na campanha parece mais responder a uma estratégia para impulsionar seus ideais e objetivos dentro do partido do que uma verdadeira aposta pela Casa Branca, já fora de seu alcance.

Nesta terça-feira, Romney aproveitará as primárias nos estados da Carolina do Norte, Indiana e Virgínia Ocidental para seguir ganhando delegados frente a Ron Paul.

São necessários 1.144 delegados para conseguir a nomeação presidencial republicana, que será anunciada no final de agosto na Convenção Nacional do partido em Tampa (Flórida). 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos