Mundo

Roma considera recusa do Brasil a extraditar Battisti 'injusta e ofensiva'

"As piores previsões foram confirmadas", mas a Itália "tentará de tudo", no plano jurídico, disse o ministro da Defesa

A Itália considerou "injusta e gravemente ofensiva" a decisão do presidente Luiz Inacio Lula da Silva, declarou nesta sexta-feira o ministro da Defesa, Ignazio La Russa. ( Alberto Pizzoli/AFP)

A Itália considerou "injusta e gravemente ofensiva" a decisão do presidente Luiz Inacio Lula da Silva, declarou nesta sexta-feira o ministro da Defesa, Ignazio La Russa. ( Alberto Pizzoli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2010 às 15h48.

Roma - A Itália considerou "injusta e gravemente ofensiva" a decisão do presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva de não conceder a extradição ao ex-ativista de extrema-esquerda Cesare Battisti, declarou nesta sexta-feira o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, à agência de notícias Ansa.

"As piores previsões foram confirmadas", mas a Itália "tentará de tudo", no plano jurídico, mas também por todos os meios permitidos pela lei, para que o Brasil "reveja esta decisão injusta e gravemente ofensiva", por sorte ainda não definitiva, ofensiva não apenas ao país, mas à memória das pessoas assassinadas e à dor das famílias de todos os que perderam a vida por causa do assassino Battisti", afirmou.

A extradição de Battisti, 56 anos, é exigida com veemência por Roma, onde foi condenado à revelia, em 1993, à prisão perpétua por quatro mortes e por cumplicidade em assassinatos cometidos em 1978 e 1979, crimes dos quais se diz inocente.

"O fato de Lula ter esperado o último dia de seu mandato para tomar a decisão é sinônimo de falta de coragem", considerou o ministro da Defesa italiano no canal Sky TG24.

"É uma afronta à Itália e ao governo italiano", considerou La Russa. "É uma vergonha", acrescentou, reafirnando sua solidariedade "às famílias das vítimas e a todas as iniciativas que vierem a ser tomadas". "Eles sempre me terão a seu lado", disse ele.

A Itália já havia prevenido quinta-feira que consideraria "inaceitável" uma recusa do Brasil de lhe enviar Battisti.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPaíses ricosAmérica LatinaEuropaItáliaPiigsDados de BrasilLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo