Mundo

Rohani diz que opção militar contra o Irã é uma ilusão

Opção de uma ação militar contra o Irã no caso de fracasso das negociações nucleares com as grandes potências é uma ilusão, segundo o presidente iraniano

Hassan Rohani em entrevista: nas últimas semanas, o governo dos EUA declarou que mantém a opção militar contra o polêmico programa nuclear iraniano (AFP)

Hassan Rohani em entrevista: nas últimas semanas, o governo dos EUA declarou que mantém a opção militar contra o polêmico programa nuclear iraniano (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2014 às 07h56.

Teerã - A opção de uma ação militar contra o Irã no caso de fracasso das negociações nucleares com as grandes potências é "uma ilusão", afirmou nesta terça-feira o presidente iraniano Hassan Rohani, que deseja um diálogo "justo e construtivo".

"Digo claramente aos que têm a ilusão de que existe sobre a mesa a opção de uma ameaça contra nossa nação que devem mudar de óculos, porque a opção de uma ação militar contra o Irã não está sobre nenhuma mesa do mundo", declarou Rohani.

Nas últimas semanas, o governo dos Estados Unidos declarou que mantém a opção militar contra o polêmico programa nuclear iraniano.

Em um discurso por ocasião do 35º aniversário da revolução islâmica, Rohani afirmou que o país quer negociações "justas e construtivas".

"O Irã está determinado a realizar negociações justas e construtivas dentro das regras internacionais. Esperamos que os demais tenham a mesma vontade", declarou Rohani.

As negociações sobre um acordo global entre o Irã e o grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha) serão retomadas no dia 18 de fevereiro em Viena.

No fim de novembro, o Irã e as grandes potências anunciaram um acordo de seis meses. Teerã deve congelar algumas atividades nucleares em troca da suspensão parcial das sanções que asfixiam sua economia.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísHassan Rohani

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk