Mundo

Rodada de negociações com as FARC chega ao fim

A delegação oficial da Colômbia para negociações de paz descartou um cessar-fogo por parte do governo


	Guerrilheiros das Farc: a próxima rodada está agendada para começar no dia 31 de janeiro
 (©AFP / Luis Acosta)

Guerrilheiros das Farc: a próxima rodada está agendada para começar no dia 31 de janeiro (©AFP / Luis Acosta)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Havana - A delegação oficial da Colômbia para negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) descartou um cessar-fogo por parte do governo, ao fim de mais uma rodada de negociações em Havana.

O chefe da delegação do governo afirmou que isso só acontecerá se os dois lados conquistarem acordos de paz definitivos. "Nós queremos a paz, mas não a qualquer preço", disse o chefe de delegação, Humberto de la Calle.

Esta rodada de negociações esteve centrada na reforma agrária, uma questão fundamental que deu origem à guerra e é decorrente de desigualdades gritantes entre ricos e pobres na zona rural colombiana.

Os dois lados relataram progressos em um comunicado conjunto emitido na quinta-feira. A próxima rodada está agendada para começar no dia 31 de janeiro.

Antes das conversações começarem em 19 de novembro, os rebeldes declararam um cessar-fogo unilateral. As FARC pressionaram o governo, mas Bogotá recusou o cessar-fogo. A decisão das FARC de baixar as armas terminou em 20 de janeiro.

Entre as questões da agenda de negociação estão a integração dos guerrilheiros de volta à sociedade civil, tráfico de drogas, direitos das vítimas de guerra e a maneira definitiva para acabar com as hostilidades. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaExércitoFarc

Mais de Mundo

Israel mata 19 palestinos que aguardavam distribuição de ajuda em Gaza

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo