Mundo

Robô que explorava reator 1 de Fukushima é dado como perdido

O aparelho deixou de estar operacional cinco horas após entrar no local, depois de completar apenas uma parte de sua missão


	Usina nuclear de Fukushima: aparelho deixou de estar operacional cinco horas após entrar no local, depois de completar apenas uma parte de sua missão
 (Koji Sasahara/AFP)

Usina nuclear de Fukushima: aparelho deixou de estar operacional cinco horas após entrar no local, depois de completar apenas uma parte de sua missão (Koji Sasahara/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2015 às 10h11.

Tóquio - O operador da central de Fukushima anunciou nesta segunda-feira que perdeu o robô teleguiado enviado na sexta-feira passada para examinar o interior do compartimento de contenção do reator 1, um dos mais afetados pelo tsunami de 2011.

O aparelho deixou de estar operacional cinco horas após entrar no local, depois de completar apenas uma parte de sua missão, que consistia em explorar o interior do reator para a futura retirada do combustível fundido, explicou em comunicado a proprietária da usina, a Tokyo Electric Power (Tepco).

Estava previsto que o robô articulado percorresse cerca de 20 metros na parte superior do compartimento de contenção, mas ficou preso em algum obstáculo após cobrir aproximadamente a metade deste percurso.

Mesmo assim, o dispositivo pôde coletar e transmitir dados sobre o nível de radiação e a temperatura em 14 dos 18 pontos que devia analisar, segundo explicou a operadora.

Diante da impossibilidade de recuperar o aparelho, a Tepco decidiu cortar o cabo de sua conexão e abandoná-lo dentro do compartimento, detalhou o jornal "Mainichi".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisFukushimaJapãoPaíses ricosTsunamiUsinas nucleares

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado