Mundo

Roberto Gurgel é reconduzido para a Procuradoria-Geral da República

Procurador permanecerá no cargo por mais dois anos

Gurgel foi questionado sobre o pedido de condenação dos réus do Mensalão (Antônio Cruz/ABr)

Gurgel foi questionado sobre o pedido de condenação dos réus do Mensalão (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2011 às 21h48.

Brasília - Os senadores aprovaram hoje (3) a recondução de Roberto Gurgel para a Procuradoria-Geral da República. Com 56 votos favoráveis e 6 contrários, Gurgel permanecerá no cargo por mais dois anos.

Em pouco mais de duas horas de sabatina, Gurgel foi elogiado por sua gestão no Ministério Público Federal, mas teve também que responder a perguntas de senadores da oposição sobre os motivos que o levaram a arquivar a representação contra o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e sobre o pedido de condenação dos réus do Mensalão.

Nascido em Fortaleza, Gurgel é casado e tem dois filhos. Ele foi aprovado no quinto concurso público para o cargo de procurador da República e ingressou na carreira em julho de 1982. Foi vice-procurador-geral da República de julho de 2004 a junho de 2009, vice-procurador-geral Eleitoral de julho de 2002 a julho de 2004, e subprocurador-geral da República, promovido por merecimento, desde março de 1994, entre outros cargos na carreira.

Acompanhe tudo sobre:Antonio PalocciCorrupçãoEscândalosFraudesGoverno DilmaJustiçaMinistério da Casa CivilPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado