Mundo

Rivais desistem, e Kamala Harris tem caminho livre para garantir candidatura presidencial

Vice-presidente viu seus principais competidores declararem apoio a ela nas últimas horas

Sua carreira começou em 1990, quando se tornou promotora no condado de Alameda, na Califórnia. (Brendan Smialowski /AFP)

Sua carreira começou em 1990, quando se tornou promotora no condado de Alameda, na Califórnia. (Brendan Smialowski /AFP)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 22 de julho de 2024 às 11h50.

Última atualização em 22 de julho de 2024 às 13h45.

Chicago - Menos de 24 horas após o presidente Joe Biden desistir da reeleição, a candidatura presidencial de Kamala Harris vai se consolidando, pois seus principais rivais no partido desistiram de enfrentá-la.

Os governadores Gavim Newsom (Califórnia), Josh Shapiro (Pensilvânia), JB Pritzker (Illinois), Phill Murphy (Nova Jersey) e Gretchen Whitmer (Michigan), além de Pete Buttigieg, secretário de Transportes, endossaram a candidatura de Kamala, em um sinal de que não vão disputar a posição.

"Com nossa democracia em risco e nosso futuro na reta, ninguém é melhor para tocar o caso contra a visão sombria de Donald Trump e guiar nosso país em uma direção mais saudável do que a vice-presidente Kamala Harris", escreveu Newsom.

"Kamala Harris é agora a pessoa certa para pegar a tocha, derrotar Donald Trump e suceder Joe Biden como presidente", disse Buttigieg.

Estes eram os principais nomes cotados pelo partido para substituir Biden caso ele desistisse. O surgimento de uma nova candidatura de fôlego agora seria difícil, dado que há pouco tempo para arrecadar recursos e fazer campanha para conquistar os delegados do partido.

Com isso, deverá crescer nos próximos dias a disputa por uma posição de vice na chapa de Kamala, e todos os nomes acima estão sendo cotados.

yt thumbnail

Prazo apertado

Os nomes precisariam ser confirmados até 7 de agosto, daqui a duas semanas, e a Convenção Democrata, que definirá a candidatura presidencial do partido, começa em 19 de agosto. A chapa presidencial democrata será noemada neste evento.

O senador Joe Manchin, que havia considerado lançar uma candidatura presidencial no domingo, também anunciou que não disputará o pleito.

Kamala fará um discurso às 11h30 (12h30 de Brasília) nesta segunda-feira. Será sua primeira aparição pública após a desistência de Biden. Ela estará em um evento com equipes campeãs dos torneios da NCAA, de esportes universitários, na Casa Branca.

Acompanhe tudo sobre:Kamala HarrisJoe Biden

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino