Mundo

Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

Terceiro premiê britânico em menos de dois meses, Sunak, ex-ministro das Finanças, foi escolhido o novo primeiro-ministro do Reino Unido nesta segunda, dia 24

Rishi Sunak, novo premiê britânico (Jonathan Hordle/Getty Images)

Rishi Sunak, novo premiê britânico (Jonathan Hordle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2022 às 10h36.

Última atualização em 24 de outubro de 2022 às 10h46.

Terceiro premiê britânico em menos de dois meses, Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, foi escolhido o novo primeiro-ministro do Reino Unido nesta segunda, dia 24. Após a desistência do ex-primeiro ministro Boris Johnson, Sunak foi o único candidato do Partido Conservador a conseguir maioria das deliberações internas de sua legenda. Sua antecessora no posto mais alto do governo britânico, Liz Truss, renunciou na última quinta, dia 20. 

Sunak assume o cargo de primeiro-ministro em meio a desafios como a inflação, que chegou a mais de 10% em setembro, aumentos nos custos da energia e discussões sobre corte de gastos. "O Reino Unido é um grande país, mas enfrentamos uma profunda crise econômica", afirmou Sunak em um comunicado ao anunciar sua candidatura neste domingo, dia 23.

A piora do défict orçamentário em meio a uma alta da taxa de juros representa outro desafio. Aumentos de impostos continuam no radar, assim como reduções de gastos. O novo governo deverá apresentar um plano fiscal no próximo dia 31.

Ministro das Finanças durante a pandemia, Sunak se tornou conhecido pela criação de pacotes de socorro à economia. O político de 42 anos tem origem indiana e é formado em economia, filosofia e política pela Universidade de Oxford.

Veja também:

Acompanhe tudo sobre:Reino Unido

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia