Mundo

Rio terá reforço para proteção aos parques e reservas

A expectativa é que, após o treinamento, todos estejam prontos para o trabalho de fiscalização, prevenção de incêndios, proteção e conservação da biodiversidade


	Marina da Glória: de acordo com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, sem o envolvimento da população é difícil preservar todas as áreas protegidas
 (Wikimedia Commons)

Marina da Glória: de acordo com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, sem o envolvimento da população é difícil preservar todas as áreas protegidas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 13h17.

Rio de Janeiro – Até março do ano que vem 196 guarda-parques começarão a proteger os parques e reservas ambientais do estado do Rio de Janeiro. Antes, os agentes passarão por um período de treinamento e adaptação na Estação Ecológica Estadual do Paraíso, nos municípios de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abrange áreas de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. A expectativa é que, após o treinamento, todos estejam prontos para o trabalho de fiscalização, prevenção de incêndios, proteção e conservação da biodiversidade, além do patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico.

De acordo com a presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, sem o envolvimento da população é difícil preservar todas as áreas protegidas. “Uma unidade de conservação é muito extensa, e por maior que seja o número de guarda-parques, é impossível para o agente conseguir controlar todas as ameaças. Então, se a comunidade se tornar um parceiro serão mais olhos fiscalizando, vigiando e denunciando as práticas ilegais”, destacou.

Acompanhe tudo sobre:Biodiversidadecidades-brasileirasMetrópoles globaisRio de Janeiroseguranca-digital

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'