Mundo

Rio será sede de Centro para Desenvolvimento Sustentável

Anúncio da criação do Centro Rio+ foi feito hoje pela manhã pela ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e a administradora do PNUD Helen Clark

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 16h01.

Rio de Janeiro - Um centro facilitador para a pesquisa e o intercâmbio de conhecimentos e promotor de debates internacionais sobre o desenvolvimento sustentável. Esses serão os principais objetivos do centro recém-criado pelo governo brasileiro em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O anúncio da criação do Centro Rio+ foi feito hoje pela manhã pela ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e a administradora do PNUD Helen Clark. Esse é considerado um legado concreto da conferência Rio+20, que termina hoje no Rio de Janeiro.

A intenção é reunir um amplo consórcio internacional de parceiros, formado por órgãos governamentais, ONGs, universidades, grupos empresariais e especialistas.

“Governos, setor privado e atores da sociedade civil serão capazes de utilizar este centro para aprender com as experiências dos outros, identificar pessoas e parceiros com experiências fundamentais, antecipar o planejamento e desenhar programas e políticas”, afirmou Helen Clark.

O Centro Rio+ já conta com o apoio de 25 instituições brasileiras e internacionais. Inicialmente o novo centro ficará sediado no Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), no Campus da Ilha do Fundão. Entretanto, o governo municipal já manifestou a vontade de oferecer um espaço próprio como sede do Rio+.

Uma das primeiras atividades do centro de discussões será dar continuidade aos debates Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, realizados durante a Rio+20, que reuniram sociedade civil e especialistas em temas cruciais sobre o meio ambiente e futuro sustentável.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMeio ambienteMetrópoles globaisRio de JaneiroRio+20

Mais de Mundo

Irã nega ter recebido proposta por escrito para acordo nuclear com os EUA após alegação de Trump

China critica tarifas unilaterais e pede multilateralismo na reunião da APEC

Irã se reúne com países europeus para discutir negociações sobre programa nuclear com EUA

Hamas acusa Netanyahu de 'continuar genocídio em Gaza' após novos ataques