Mundo

Rio Paraguai sobe mais e chega aos 7,19 metros em Assunção

O rio Paraguai subiu mais quatro centímetros e o nível chegou aos 7,19 metros no porto de Assunção, e continua a empurrar as águas para o interior da cidade

Rua de Assunção durante cheia do rio Paraguai: bairros ribeirinhos foram totalmente alagados (Jorge Adorno/Reuters)

Rua de Assunção durante cheia do rio Paraguai: bairros ribeirinhos foram totalmente alagados (Jorge Adorno/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2014 às 14h33.

Assunção - O rio <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/paraguai">Paraguai</a></strong> subiu nesta terça-feira mais quatro centímetros e o nível chegou aos 7,19 metros no porto de Assunção, e continua a empurrar as águas para o interior da cidade, depois de já ter alagado completamente os bairros ribeirinhos.</p>

Depois das chuvas torrenciais da semana passada, hoje o dia amanheceu sem chuva.

A previsão é que as temperaturas subam e só haja chuvas leves dispersas na segunda metade da semana.

Segundo o relatório desta terça-feira da direção de Meteorologia e Hidrologia, o nível do rio alcançou os 7,19 metros na capital, o que fez com que 75.800 pessoas deixassem suas casas por causa do transbordamento do rio, segundo o Município de Assunção.

Até o momento 231.360 foram vítimas das enchentes ocasionadas pelas chuvas nos últimos meses, segundo a Secretaria de Emergência Nacional (SEN).

Dos 68 bairros de Assunção, a cidade mais atingida pelas inundações, 17 sofreram com a alta das águas, segundo o Ministério da Saúde.

A maioria deles está nas áreas mais baixas da cidade, na margem do rio Paraguai onde vive a população mais pobre.

Eles foram levados para os terrenos de dois quartéis e de uma prisão militar ou para os 91 novos assentamentos que eles mesmos construíram com lonas, chapas e madeiras em ruas e praças.

A direção de Meteorologia e Hidrologia prevê que o leito do rio Paraguai descerá nos próximos meses, mas que voltará a subir no final do ano, durante a época de chuvas, que devem ser mais intensas do que o normal por causa da provável influência do fenômeno El Niño.

El Niño é um aumento periódico da temperatura média na superfície do oceano na zona central e oriental do Pacífico tropical, que afeta o clima mundial.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChuvasClimaParaguai

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado