Mundo

Rio de Janeiro tem 3.171 desalojados e desabrigados

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, disse neste domingo que foi restabelecido o fornecimento de energia elétrica para todas as localidades atingidas

Em Duque de Caxias, os moradores ainda contabilizam os estragos e tentam limpar casas e ruas invadidas por água e lama devido à forte chuva (Vladimir Platonow/ABr)

Em Duque de Caxias, os moradores ainda contabilizam os estragos e tentam limpar casas e ruas invadidas por água e lama devido à forte chuva (Vladimir Platonow/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 05h57.

Rio de Janeiro – O boletim divulgado no fim da tarde deste domingo pelo governo sobre as vítimas das chuvas no estado informa que os desalojados das chuvas no estado são 2.465 e 706 os desabrigados.

Em Angra dos Reis, no litoral sul, aumentou de 65 para 320 a quantidade de pessoas desalojados. O município tem ainda 160 desabrigados. Em Mangaratiba, o número de desalojados passou de 90 para 500, além de 90 desabrigados.

Em Duque de Caxias, a quantidade de casas destruídas pelo temporal passou de 45 para 200. As residências danificadas passaram de 200 para 300. Os desabrigados da enchente cresceram de 276 para 478, em Xerém.

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, disse neste domingo que foi restabelecido o fornecimento de energia elétrica para todas as localidades atingidas pela enxurrada. O abastecimento de água deve ser retomado segunda-feira (7) à noite, mudando a previsão anterior da normalização só ocorrer na terça-feira (8).

Cardoso também disse que a prefeitura também está monitorando a água dos abrigos e deve concluir a “limpeza grossa” das áreas inundadas na terça-feira. Toda a vacinação necessária, segundo ele, está sendo feita e que não foi registrado até agora casos de diarreia.

De acordo com o prefeito, a Defesa Civil está vistoriando as casas atingidas pela enxurrada. “Já tem mais de 200 casas vistoriadas. Tem uma quantidade de casas enorme totalmente comprometidas”.


Sobre a ajuda de custo de R$ 5 mil, anunciada na sexta-feira (4), para as famílias atingidas comprarem eletrodomésticos, o prefeito informou que os critérios devem ser definidos na segunda-feira.

“Governo do estado, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a secretaria estadual, estamos organizando uma comissão para criar critérios. Esses critérios devem estar prontos amanhã, e nós vamos começar a cadastrar as pessoas assim que os critérios estiverem prontos, pode ser terça-feira ou quarta-feira (9), para iniciar a distribuição”.

Alexandre Cardoso marcou para esta segunda-feira, às 15h, na Igreja Weslyana, na Mantiqueira, a fim de fazer uma prestação de conta das ações da prefeitura para recuperar as áreas do município atingidas pelo temporal.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisDeslizamentosEnchentesEstado do Rio

Mais de Mundo

Decisão judicial pode livrar acusados do 11 de Setembro da pena de morte

Austrália quer proibir menores de 16 anos de acessar redes sociais

Incêndio florestal se alastra próximo a Los Angeles e chamas seguem fora de controle

Com categoria 3, furacão Rafael toca solo no sudoeste de Cuba após causar apagão