Mundo

Rio+20 sem Obama, Merkel e Cameron não é menor, diz ONU

Segundo Zukang, já estão inscritos para discursar na conferência 134 chefes de Estado ou de governo, mais do que na Rio92

O diplomata assegurou que a Rio+20 será um sucesso. “Estamos otimistas, porque vamos, definitivamente, sob a presidência do Brasil, chegar a um bom resultado” (Valter Campanato/ABr)

O diplomata assegurou que a Rio+20 será um sucesso. “Estamos otimistas, porque vamos, definitivamente, sob a presidência do Brasil, chegar a um bom resultado” (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2012 às 18h26.

Rio de Janeiro - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Rio+20, Sha Zukang, disse que as ausências de importantes líderes mundiais - como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron - não vão enfraquecer a conferência.

“Eu não acho [que as ausências enfraquecerão o documento final da Rio+20], pois os Estados Unidos, o Reino Unido e a Alemanha vão estar muito bem representados, em alto nível”, disse Zukang, após reunião na tarde de hoje (11) com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na qual trataram dos detalhes de logística do encontro.

Zukang disse entender os motivos das prováveis ausências, como as eleições americanas e a crise econômica europeia, mas considerou que ainda mantinha esperança da presença desses líderes

“São problemas internos deles e uma questão soberana de cada país, dizer quem participará da conferência. Mas nós ficaremos muito felizes se eles mudarem de idéia e decidirem estar aqui”.

Segundo Zukang, já estão inscritos para discursar na conferência 134 chefes de Estado ou de governo, mais do que na Rio92, quando foram 108 discursos, e do que em Johannesburgo, na África do Sul, em 2002, na Rio+10, quando foram 104 participações.

O diplomata assegurou que a Rio+20 será um sucesso. “Estamos otimistas, porque vamos, definitivamente, sob a presidência do Brasil, chegar a um bom resultado”.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosBarack ObamaAngela MerkelRio+20

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista