Mundo

Ricky Perry continuará na disputa republicana nos EUA

Ex-governador do Texas disse que precisava pensar sobre sua candidatura, mas confirmou que continua na briga pela vaga

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 16h13.

Washington - O governador do Texas, Rick Perry, dissipou as dúvidas sobre sua continuidade na corrida à Presidência dos Estados Unidos ao anunciar nesta quarta-feira que viajará à Carolina do Sul para continuar sua campanha nas primárias republicanas, horas após comunicar que voltaria a seu estado para reconsiderar sua participação.

'E a próxima parada na maratona: o estado de Palmetto... Aí vamos nós, Carolina do Sul!', escreveu Perry em sua conta oficial no Twitter.

'Voltamos', confirmou pouco depois à emissora 'CNN' uma fonte da campanha de Perry.

O governador do Texas obteve a quinta posição nos 'caucus' (assembléias populares) de Iowa na terça-feira, com cerca de 10,3% nos votos.

O resultado levou Perry, que aparecia bem nas pesquisas de agosto, mas foi perdendo forças aos poucos, a repensar seu papel na campanha.

'Com a decisão dos eleitores esta noite, decidi retornar ao Texas, avaliar os resultados dos caucus, e determinar se existe um caminho mais adiante para mim nesta corrida', afirmou ontem à noite perante seus seguidores em Iowa.

No entanto, bastaram algumas horas para o político de 61 anos decidir seguir adiante com seus planos de campanha e com sua viagem previsto para hoje a Greenville, na Carolina do Sul, estado que realizará suas primárias no dia 21 de janeiro.

A campanha de Perry anunciou no sábado que não participará das próximas primárias, as de New Hampshire, que acontecerão no dia 10 de janeiro, e concentrará seus esforços de campanha no estado sulista.

O governador do Texas investiu grandes recursos em Iowa, com mais de 500 voluntários e US$ 4 milhões em publicidade, o que não impediu que a maioria de votos fosse para o ex-senador Rick Santorum e para o ex-governador de Masachusetts Mitt Romney, que acabou vencendo por uma vantagem de apenas 8 votos. 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido