Mundo

Revista Time anuncia Obama como personalidade do ano

É a segunda vez que o presidente americano é homenageado pela revista


	Capa da Time: "Obama é o primeiro presidente democrata desde FDR (Franklin D. Roosevelt) que obtém mais 50% dos votos em eleições consecutivas", justificou o editor
 (AFP)

Capa da Time: "Obama é o primeiro presidente democrata desde FDR (Franklin D. Roosevelt) que obtém mais 50% dos votos em eleições consecutivas", justificou o editor (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2012 às 18h07.

Washington - A revista Time anunciou nesta quarta-feira o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, como a personalidade do ano de 2012, uma honra que o democrata recebe pela segunda vez.

A prestigiosa revista americana afirma que o país está em meio a imensas mudanças culturais e demográficas e que Obama é o símbolo e, de certo modo, a força condutora por trás da transformação.

"Por encontrar e forjar uma nova maioria, por converter a fragilidade em uma oportunidade e por buscar, em meio a uma grande diversidade, criar uma união mais perfeita, Obama é a personalidade do ano 2012 da Time", afirmou o editor da publicação, Rick Stengel, em um comunicado.

Stengel recordou que "Obama é o primeiro presidente democrata desde FDR (Franklin D. Roosevelt) que obtém mais 50% dos votos em eleições consecutivas e o primeiro presidente desde 1940 a ganhar uma reeleição com taxa de desemprego superior 7,5%".

"Ele conseguiu uma coalizão vencedora e talvez também uma coalizão governante. Sua presidência marca o fim do realinhamento iniciado pelo (ex-presidente republicano Ronald) Reagan, que marcou a política americana por 30 anos", acrescentou.

Em 2011, a personalidade do ano da Time foi a figura do "manifestante", em um reconhecimento às pessoas de todo o mundo, em particular no Oriente Médio e norte da África, que saíram às ruas para lutar por seus direitos na denominada "Primavera Árabe".

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosBarack Obama

Mais de Mundo

Exército dos EUA ataca lanchas no Pacífico

Mais de um milhão de pessoas se 'autodeportaram' dos EUA em 2025

Cristina Kirchner vive ‘morte lenta’ na política, diz analista argentino

Furacão Melissa: tempestade atinge Jamaica com ventos de 280 km/h