Mundo

Revista Der Spiegel diz ter sido espionada pelos EUA

A revista apresentou denúncia à procuradoria federal da Alemanha por suspeitar ter sido espionada pelos serviços secretos dos Estados Unidos, a CIA


	Sede da CIA: demanda se baseia em um suposto caso de escutas na redação ocorrido em 2011
 (Alex Wong/AFP)

Sede da CIA: demanda se baseia em um suposto caso de escutas na redação ocorrido em 2011 (Alex Wong/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2015 às 17h56.

Berlim - A revista "Der Spiegel" apresentou uma denúncia à procuradoria federal da Alemanha por suspeitar ter sido espionada pelos serviços secretos dos Estados Unidos (CIA), informaram nesta sexta-feira fontes da empresa.

O órgão confirmou ter recebido a demanda, que se baseia em um suposto caso de escutas na redação ocorrido em 2011.

À época, a direção da CIA advertiu ao coordenador-geral dos serviços secretos da Chancelaria, Günter Heiss, sobre a existência de uma suposta fonte interna nesse departamento do governo que espionava informações da revista. O suposto contato foi deslocado e passou a cuidar de investigações históricas dos serviços secretos alemães.

O episódio é estudado também pela comissão de investigação parlamentar criada há dois anos para esclarecer práticas dos serviços secretos americanos na Alemanha.

O caso de "Der Spiegel" é denunciado em meio à polêmica criada nos últimos dias pelas recentes revelações da plataforma Wikileaks sobre a suposta espionagem americana ao Banco Central Europeu (BCE), a chanceler Angela Merkel e a vários ministérios alemães.

O ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, pediu que os EUA esclarecessem o quanto antes estas informações e advertiu que as relações não deveriam ser prejudicadas.

Ontem, o ministro da Chancelaria, Peter Altmaier, já havia convocado o embaixador americano, John B. Emerson, para comparecer a seu escritório para dar explicações sobre o caso.

As informações divulgadas pela imprensa nos últimos dias incluem um relatório sobre uma conversa telefônica de Merkel sobre a Grécia de 2011, captada pela NSA, onde a chanceler expressava suas dúvidas sobre a reestruturação da dívida grega.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCIAEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado