Mundo

Reunião do FED; Balanço da Inditex…

Segunda-feira 12 – O Japão divulga os pedidos de maquinário, um dado que é considerado um forte medidor da economia japonesa. É esperado que o índice suba 1% em outubro, depois de ter caído 3,3% no mês anterior. – A China divulga vários números importantes sobre a economia do país, como dados da indústria, do […]

SEDE DO FEDERAL RESERVE: banco se reúne na quarta-feira e deve anunciar um aumento de juros  / Chip Somodevilla / Getty Images (Chip Somodevilla/Getty Images)

SEDE DO FEDERAL RESERVE: banco se reúne na quarta-feira e deve anunciar um aumento de juros / Chip Somodevilla / Getty Images (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2016 às 05h14.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h48.

Segunda-feira 12

– O Japão divulga os pedidos de maquinário, um dado que é considerado um forte medidor da economia japonesa. É esperado que o índice suba 1% em outubro, depois de ter caído 3,3% no mês anterior.

– A China divulga vários números importantes sobre a economia do país, como dados da indústria, do varejo e do mercado imobiliário. Investidores procuram por sinais de instabilidade no crescimento chinês. Os dados devem vir de acordo com os meses anteriores, talvez com uma leve melhora.

Terça-feira 13

– Investidores nacionais e internacionais aguardam ansiosos a última votação no Senado da PEC 241, que confere um teto aos gastos públicos do governo brasileiro. A medida é uma das principais do atual governo no campo econômico e vem sendo longamente aguardada pelo mercado.

– O Banco do Japão divulga a pesquisa Tankan, um dado trimestral sobre a confiança da indústria. É esperado um aumento significativo no número do final do ano, em comparação ao último, com o aumento das exportações diante de um yen enfraquecido.

– No Reino Unido, deve ser apresentado um aumento na inflação do país. É esperado que o Índice de Preços ao Consumidor apresente um aumento 0,2% em novembro, frente ao 0,1% visto em outubro.

– Por aqui, o IBGE divulga os números relativos às vendas no varejo estrito e ampliado em outubro. É esperado uma queda de 0,6% no varejo restrito em relação ao mês passado, que pode sinalizar um freio na queda de 1% registrada em setembro. No varejo ampliado, a queda nas vendas deve vir de 0,5%, um aumento em relação ao 0,1% do mês anterior. Ambos os dados devem mostrar vendas menores do que no mesmo mês do ano passado.

Quarta-feira 14

– O FED, o banco central dos Estados Unidos, faz a última reunião do ano em que decide um aumento na taxa básica de juros americana. Um aumento de 0,25 ponto percentual é tido como certo pelo mercado, já que os números de emprego e inflação estão condizentes com o esperado. O aumento dos juros americanos, que devem ir para 0,75%, sinaliza uma fuga de capitais de países emergentes, como o Brasil. Será o segundo aumento na taxa em uma década – o último foi em dezembro do ano passado.

– A Inditex, a maior varejista de moda do mundo, dona da Zara, divulga o balanço do terceiro trimestre. Ano após ano, a empresa vem registrando aumento substancial nas vendas, e nos lucros, com um modelo de negócio de rápida substituição, que ficou conhecido como fast fashion. Analistas de mercado esperam um novo aumento nos lucros, de 10%, em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O faturamento deve crescer 7%.

Quinta-feira 15

– O Banco Nacional da Suíça decide sobre as políticas monetárias na última reunião do ano. Embora o franco, moeda do país, esteja muito forte em relação ao euro, diante das incertezas pelas quais passou o bloco europeu este ano, é pouco provável que a taxa básica de juros do país sofra alterações. Atualmente, os juros na Suíça são de 0,75% negativos.

– A companhia de softwares Adobe apresenta o relatório do quarto trimestre do ano fiscal. É esperado um faturamento de 1,6 bilhão de dólares, 22% maior do que no mesmo período de 2015. Os lucros devem crescer 40%. A Adobe vem se aproveitando do bom momento do sistema de armazenamento em nuvem, que lhe permitiu mudar o modelo de negócios, passando a cobrar mensalmente por seus softwares, ao invés de vendê-los em pacotes prontos.

– A Fundação Getúlio Vargas divulga os dados do IGP-10, índice inflacionário que acompanha os preços de bens de consumo e de produção. As expectativas do mercado giram em torno de um aumento para 0,16% em dezembro, ante 0,06% do mês anterior.

– O Banco Central deve dar o tom de como irá se encerrar a economia brasileira este ano. Sai o IBC-Br de outubro, índice de atividade econômica, dado que é tido como uma prévia do PIB. O consenso entre analistas é uma queda 0,5% na comparação mês a mês e uma queda abrupta de 5,3% em relação a outubro do ano passado.

– No Reino Unido, o Banco da Inglaterra se reúne para discutir a política monetária do país. É esperado que as taxas básicas de juros continuem em 0,25%, as menores já registradas, a fim de conter a inflação e lidar com as consequências econômicas do Brexit, referendo que tirou o Reino Unido da União Europeia, votado em junho.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico