Mundo

Reunião da Unasul sobre Venezuela e EUA acontecerá no sábado

Lugar definitivo do encontro de sábado será a sede da Secretaria-Geral de Unasul, localizada em Ciudad Mitad del Mundo, no Equador


	Nicolás Maduro: lugar definitivo do encontro de sábado será a sede da Secretaria-Geral de Unasul, localizada em Ciudad Mitad del Mundo, no Equador
 (Enrique Castro-Mendivil/Reuters)

Nicolás Maduro: lugar definitivo do encontro de sábado será a sede da Secretaria-Geral de Unasul, localizada em Ciudad Mitad del Mundo, no Equador (Enrique Castro-Mendivil/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2015 às 06h43.

Montevidéu/Quito - Os chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) se reunirão no próximo sábado no Equador para tratar as medidas anunciadas pelos Estados Unidos contra a Venezuela, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais uruguaias e equatorianas.

A reunião extraordinária estava marcada para hoje em Montevidéu, como capital de país que exerce a presidência rotativa da Unasul, mas ontem foi anunciado seu adiamento sem nova data, pela "premência" da convocação e a dificuldade de coincidir as agendas dos ministros das Relações Exteriores.

O lugar definitivo do encontro de sábado será a sede da Secretaria-Geral de Unasul, localizada em Ciudad Mitad del Mundo, no Equador.

A mudança de local se deve à "conveniência dos diferentes chanceleres", explicou à Agência Efe o coordenador nacional para Unasul no Uruguai, Fernando Lugris.

Em comunicado a chancelaria do Equador confirmou que a reunião será no sábado a partir das 14h (horário local, 16h de Brasília) na sede da Secretária-Geral do organismo regional.

"No sábado estamos prontos para receber os chanceleres da Unasul na sede de Mitad del Mundo", escreveu no Twitter o secretário-geral do organismo, Ernesto Samper.

Na reunião será abordada a apresentação de relatório por parte da comissão reduzida de chanceleres e do secretário-geral de Unasul a respeito da visita a Caracas, realizada na sexta-feira passada.

Outro assunto da agenda será a análise da recente Ordem Executiva do governo dos Estados Unidos declarando uma "emergência nacional a respeito da ameaça extraordinária e incomum para a segurança nacional e a política externa dos Estados Unidos que representa a situação na Venezuela".

A reunião extraordinária de chanceleres foi anunciada na terça-feira passada em caráter de urgência pelo presidente do Equador, Rafael Correa.

A Unasul é formada por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEquadorEstados Unidos (EUA)Países ricosUnasulVenezuela

Mais de Mundo

Em vitória para Trump, Suprema Corte suspende ordem para reintegrar 16 mil funcionários federais

Como surgiram os primeiros impérios na China?

Guterres avisa que não aceitará condições de Israel para ajuda humanitária em Gaza

Porta-voz da Casa Branca confirma tarifas de 104% contra China a partir de quarta