Mundo

Reunião da OMC termina sem acordo em temas-chave

Diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala disse que a cúpula ocorreu "em um cenário internacional marcado por mais incertezas do que em qualquer outro momento"

O único acordo relevante foi sobre a continuidade da pausa na cobrança de impostos sobre transferências digitais no comércio eletrônico (Divulgação/Getty Images)

O único acordo relevante foi sobre a continuidade da pausa na cobrança de impostos sobre transferências digitais no comércio eletrônico (Divulgação/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 4 de março de 2024 às 09h46.

Última atualização em 4 de março de 2024 às 09h46.

A conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), a principal reunião de cúpula do órgão, realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, terminou na madrugada deste sábado sem que os países chegassem a acordos nos principais temas em debate, como subsídios à pesca e à agricultura, em mais um sinal de turbulência na entidade multilateral.

O único acordo relevante foi sobre a continuidade da pausa na cobrança de impostos sobre transferências digitais no comércio eletrônico. Sobre essa questão, os países decidiram estender a moratória até a próxima reunião bienal. África do Sul e Índia eram contra o acordo.

Diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala disse que a cúpula ocorreu "em um cenário internacional marcado por mais incertezas do que em qualquer outro momento".

Acompanhe tudo sobre:OMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Mundo

Mais comércio e diplomacia: os planos do novo embaixador da Noruega no Brasil

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden