Mundo

Retomada de relações com Taiwan é passo histórico, diz China

O presidente da China, Xi Jinping, considerou um passo histórico a primeira reunião de trabalho com Taiwan desde 1949


	O presidente chinês, Xi Jinping: o encontro, em Singapura, foi marcado por um aperto de mão de mais de 1 minuto entre Xi Junping e Ma Ying-jeou, presidente de Taiwan
 (Johannes Eisele/AFP)

O presidente chinês, Xi Jinping: o encontro, em Singapura, foi marcado por um aperto de mão de mais de 1 minuto entre Xi Junping e Ma Ying-jeou, presidente de Taiwan (Johannes Eisele/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2015 às 18h21.

O presidente da China, Xi Jinping, considerou hoje (7) um passo histórico a primeira reunião de trabalho com Taiwan desde 1949, quando os dois países foram separados após uma guerra civil.

O encontro, em Singapura, foi marcado por um aperto de mão de mais de 1 minuto entre Xi Junping e Ma Ying-jeou, presidente de Taiwan.

“Somos família e o sangue é mais espesso do que a água”, disse o presidente chinês, após a reunião que durou cerca de uma hora. Após o encontro, o presidente de Taiwan, Ma Ying-Jeou, disse que o principal tema foi a busca pela consolidação da paz entre os dois países.

De acordo com Ying-Jeou, a principal preocupação dos cidadãos taiwaneses são os mísseis apontados para cada um dos lados do Estreito da Formosa, fronteira entre os dois países.

Sobre questões econômicas, foi discutida a possibilidade de Taiwan passar a fazer parte Banco Asiático de Investimento e do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaTaiwanXi Jinping

Mais de Mundo

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista

Novo incêndio florestal provoca ordens de evacuação na região de Los Angeles