Mundo

Restauração de Notre-Dame ainda não começou 6 meses após incêndio

Ainda não se sabe a causa do incêndio na catedral, no dia 15 de abril

Tragédia: quando o incêndio começou, obras de manutenção estavam em andamento no pináculo da catedral e andaimes haviam sido erguidos (Christophe Petit Tesson/Pool/Reuters)

Tragédia: quando o incêndio começou, obras de manutenção estavam em andamento no pináculo da catedral e andaimes haviam sido erguidos (Christophe Petit Tesson/Pool/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de outubro de 2019 às 16h35.

Paris — Seis meses após o grande incêndio que quase destruiu Notre-Dame, o trabalho de restauração na catedral emblemática de Paris ainda não começou devido a um atraso nas obras estruturais, e a data oficial de reabertura ainda será determinada, disseram autoridades nesta terça-feira.

"Ainda estamos na primeira fase, a fase de firmar (a estrutura do monumento), que está demorando mais do que planejado inicialmente", disse o monsenhor Patrick Chauvet, o principal líder religioso da administração de Notre-Dame.

"Depois haverá a segunda fase, dedicada a avaliar a situação, definiremos quanto a restauração custará. A terceira fase, que começará em 2021, será a fase da restauração em si", disse Chauvet em uma coletiva de imprensa.

O incêndio de 15 de abril causou o desabamento do teto e do pináculo do marco gótico, mas os campanários principais e as paredes externas foram salvos pelos bombeiros, além de relíquias religiosas e obras de arte inestimáveis.

Ainda não se determinou a causa do fogo.

Quando o incêndio começou, obras de manutenção estavam em andamento no pináculo da catedral e andaimes haviam sido erguidos. As barras de metal dos andaimes derreteram no incêndio. Parte do motivo do atraso, disseram autoridades, é que as barras deformadas tiveram que ser separadas da estrutura da catedral.

O presidente francês, Emmanuel Macron, estabeleceu um prazo de cinco anos para a reforma da catedral, o que coincidiria com a realização da Olimpíada de 2024 em Paris -- mas o ministro da Cultura, Franck Riester, disse diversas vezes que o trabalho não deve ser apressado.

Acompanhe tudo sobre:FrançaCatedral de Notre-Dame de Paris

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza