Mundo

Republicanos enviam a Obama proposta de redução do déficit

A proposta obriga a Casa Branca a responder em menos de um mês a este plano para se evitar o chamado "precipício fiscal"


	Obama (D) e o presidente da Câmara dos Representantes John Boehner (C): o principal ponto da proposta é a oposição a qualquer elevação de impostos para os mais ricos
 (Toby Jorrin/AFP)

Obama (D) e o presidente da Câmara dos Representantes John Boehner (C): o principal ponto da proposta é a oposição a qualquer elevação de impostos para os mais ricos (Toby Jorrin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 07h42.

Washington - Os representantes republicanos enviaram sua primeira contraproposta ao governo dos Estados Unidos nas negociações sobre a redução do déficit no Orçamento, o que obriga a Casa Branca a responder em menos de um mês a este plano para se evitar o chamado "precipício fiscal".

Em carta enviada ao presidente Barack Obama, os responsáveis republicanos da Câmara de Representantes expuseram pela primeira vez os números de seu plano para reduzir o endividamento.

A primeira diferença em relação ao plano do governo é um aumento de impostos de 800 bilhões de dólares, bem inferior aos 1,6 trilhão de dólares em 10 anos.

O principal ponto da proposta é a oposição a qualquer elevação de impostos para os mais ricos, uma exigência defendida por Obama, que surge como o obstáculo central nas negociações.

Neste sentido, Obama prometeu vetar qualquer plano que não envolva uma elevação de impostos para os mais ricos: 2% dos americanos com renda anual superior a 200 mil dólares por ano ou 250 mil para o casal.

A oposição prefere reduzir o déficit através de uma forte redução do gasto público, especialmente nas áreas da saúde, previdência social e funcionalismo.

No plano geral, a Casa Branca defende uma redução de 1,6 trilhão de dólares em 10 anos, enquanto os republicanos exigem 2,2 trilhões de dólares, fundamentalmente com corte nos gastos.

Segundo o diretor de Comunicação da Casa Branca Dan Pfeiffer, a proposta dos republicanos "não atende à exigência de equilíbrio" entre receita e despesas.

Esta proposta "promete cortar as taxas para os mais ricos, mas representa uma sobrecarga para a classe média", disse Pfeiffer.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDéficit públicoEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Atropelamento em Los Angeles deixa ao menos 30 feridos na saída de balada

China adota novo plano para aumentar natalidade: R$ 2.700 por ano por criança

Governo Trump vai proibir entrada de 'Moraes e seus aliados' nos EUA, diz secretário de Estado

Governo Trump gasta US$ 100 mil para destruir quase 500 toneladas de alimentos