Mundo

Republicanos entram com ação contestando pontos do Obamacare

Presidente da Câmara, John Boehner, declarou em comunicado que Obama passou ao largo do Congresso e adotou “ações unilaterais” quando implementou a lei de saúde


	Congresso americano: ação tem por objetivo adiar implementação do mandato dos empregadores
 (Douglas Graham/Getty Images)

Congresso americano: ação tem por objetivo adiar implementação do mandato dos empregadores (Douglas Graham/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2014 às 14h46.

Washington - Os republicanos da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos entraram com uma já esperada ação civil nesta sexta-feira questionando a implementação do plano de saúde do presidente dos EUA, Barack Obama, no tocante à responsabilização dos empregadores pela cobertura e ao pagamento às seguradoras, de acordo com documentos do tribunal.

A ação, apresentada em um tribunal federal de Washington contra o Departamento de Saúde e Serviços Humanos e o Tesouro, tem por objetivo adiar a implementação do mandato dos empregadores, que exige que estes ofereçam planos de saúde quando tiverem mais de 50 funcionários.

A medida também contesta um dispositivo do plano que autoriza pagamentos do Tesouro às seguradoras de saúde.

O presidente da Câmara, John Boehner, declarou em um comunicado que Obama passou ao largo do Congresso e adotou “ações unilaterais” quando implementou a lei de saúde, também conhecida como Obamacare.

“Se o presidente pode fazer suas próprias leis e sair impune, futuros presidentes terão poder para fazer o mesmo. A Câmara tem a obrigação de defender a Constituição”, afirmou o republicano.

Jonathan Turley, principal conselheiro dos republicanos da Câmara dos Deputados na ação civil, disse nesta sexta-feira em um blog que as ações do presidente borraram as fronteiras entre os setores do governo e usurparam a capacidade congressional de usar o “poder da carteira” durante o processo de distribuição de verbas.

Em julho, a Câmara aprovou uma resolução autorizando a ação civil.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCâmara dos DeputadosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)PersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosSaúde

Mais de Mundo

Ataque de Israel ao sul do Líbano deixa um militar morto e 18 feridos

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global