Mundo

Republicanos elegem deputado Jim Jordan como candidato para presidente da Câmara

Steve Scalise, do Partido Republicano, retirou seu nome da disputa no fim da quinta-feira

Eleger Jordan, membro fundador do Freedom Caucus, para a poderosa posição de segundo na linha de sucessão à presidência, colocaria a extrema direita do Partido Republicano. (Julia Nikhinson /AFP)

Eleger Jordan, membro fundador do Freedom Caucus, para a poderosa posição de segundo na linha de sucessão à presidência, colocaria a extrema direita do Partido Republicano. (Julia Nikhinson /AFP)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 13 de outubro de 2023 às 21h43.

Última atualização em 13 de outubro de 2023 às 21h43.

Os republicanos escolheram o deputado Jim Jordan como seu novo candidato para presidente da Câmara, após votação interna nesta sexta-feira, 13. Hoje, o deputado Steve Scalise, do Partido Republicano, retirou seu nome da disputa para ser presidente da Câmara dos Representantes no fim da quinta-feira.

Eleger Jordan, membro fundador do Freedom Caucus, para a poderosa posição de segundo na linha de sucessão à presidência, colocaria a extrema direita do Partido Republicano.

Jordan tentará agora unir colegas da maioria profundamente dividida do Partido Republicano na Câmara antes de uma votação pública no plenário, possivelmente na próxima semana. Os republicanos dividiram-se por 124 entre 81 na votação privada de sexta-feira, embora uma segunda votação secreta tenha aumentado o seu resultado.

Escolha e renúncia de Scalise

Os republicanos haviam escolhido o deputado Steve Scalise como candidato no último dia 11, mas ele ainda não conseguiu o apoio suficiente do Partido Republicano para ser eleito no plenário da casa, deixando os membros preparados para as reviravoltas finais na luta pela liderança. Nesta sexta, ele retirou seu nome da disputa.

Os republicanos votaram em uma reunião a portas fechadas, sem permissão para o uso de telefones celulares. Os dois candidatos fizeram suas apresentações formais na noite de terça-feira. Embora ambos tenham recebido dezenas de apoios, muitos legisladores não disseram como votarão ou se poderão apoiar o outro candidato.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)EleiçõesPartido Republicano (EUA)Câmara dos Deputados

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido