Mundo

Republicanos criticam ideia de imposto para milionários nos EUA

Obama deverá propor o "Imposto Buffett" na segunda-feira para pessoas que ganham mais de 1 milhão de dólares por ano

Líderes republicanos nos EUA criticaram a proposta do presidente Barack Obama para um novo imposto a ser cobrado de milionários (Bill Pugliano/Getty Images/AFP)

Líderes republicanos nos EUA criticaram a proposta do presidente Barack Obama para um novo imposto a ser cobrado de milionários (Bill Pugliano/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2011 às 20h31.

Washington - Os líderes republicanos nos Estados Unidos criticaram no domingo a proposta do presidente Barack Obama para um novo imposto a ser cobrado de milionários, o que classificaram como uma "guerra de classes" e que deve enfrentar forte oposição no Congresso.

Obama deverá propor o "Imposto Buffett" na segunda-feira para pessoas que ganham mais de 1 milhão de dólares por ano, como parte de suas recomendações a um comitê do Congresso em busca de soluções de longo-prazo para o déficit do país.

Paul Ryan, o presidente do Comitê de Orçamento da Câmara dos Deputados, e Mitch McConnell, líder republicano no Senado, disseram que a proposta iria limitar o crescimento e prejudicar os investimentos corporativos em uma economia já estagnada.

"Ele (o imposto) adiciona mais instabilidade ao nosso sistema, mais incerteza e pune a criação de empregos e as pessoas que criam empregos", disse Ryan no Fox News Sunday. "A guerra de classes pode ser boa para a política, mas é terrível para a economia."

McConnell disse que o Congresso já havia debatido a questão no ano passado, quando Obama e os republicanos fizeram um acordo que prorrogou por dois anos as taxas reduzidas de imposto para altos rendimentos, aprovadas durante a administração de George W. Bush.

"É uma coisa ruim para se fazer no meio de um desaquecimento econômico," disse McConnell ao programa NBC Meet the Press. "Há oposição dos dois partidos para que o presidente está recomendando."

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack Obama

Mais de Mundo

Trump diz que ligou para Putin e articula reunião entre Rússia, EUA e Ucrânia para resolver guerra

Tribunal estrangeiro não pode invalidar sanções americanas, diz órgão do governo dos EUA

Trump diz que Putin garantiu a libertação de mais de mil prisioneiros 'quase imediatamente'

'Tivemos a melhor conversa de todas', diz Zelensky sobre encontro com Trump na Casa Branca