Mundo

Republicanos aprovam plano rigoroso contra imigração ilegal

O programa de governo prevê a conclusão do muro na fronteira com o México e a promoção de leis estaduais contra imigrantes


	Candidato republicano Mitt Romney e sua mulher, Ann, na Convenção Republicana de Tampa: o partido apresentou o documento durante este evento
 (Robyn Beck/AFP)

Candidato republicano Mitt Romney e sua mulher, Ann, na Convenção Republicana de Tampa: o partido apresentou o documento durante este evento (Robyn Beck/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2012 às 09h25.

Tampa - O Partido Republicano dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira, durante sua Convenção Nacional em Tampa (Flórida), um programa de governo que prevê a conclusão do muro na fronteira com o México e a promoção de leis estaduais contra imigrantes, como as de Arizona e Alabama.

"O duplo muro na fronteira promulgado pelo Congresso em 2006 e jamais terminado deve ser finalmente concluído", destaca o documento de 62 páginas aprovado pelo partido.

A proposta, que será apresentada ao candidato republicano à presidência, Mitt Romney, também contempla posições conservadoras sobre aborto e casamento gay, dois dos temas que mais dividem a sociedade americana.

Ainda sobre a imigração, o programa assinala que "os esforços estaduais para reduzir a entrada de estrangeiros devem ser alentados e não combatidos".

"As ações pendentes do departamento de Justiça contra Arizona, Alabama, Carolina do Sul e Utah devem ser suspensas imediatamente", destaca o documento.

Desde 2010, estes Estados têm aprovado leis que visam a criminalizar os imigrantes ilegais e todos que os ajudam.

O programa também nega "qualquer forma de anistia para os que violam intencionalmente a lei, em detrimento dos que a obedecem".

"A Lei da Imigração Legal" reconhece as "contribuições vitais" dos imigrantes legais no país, mas prometem combater a imigração ilegal por considerar que ela prejudica os EUA e sua força de trabalho.

O plano de governo aprovado nesta terça-feira defende ainda a "criação de procedimentos humanos para alentar os imigrantes ilegais a regressar voluntariamente a seus países, e a aplicação do peso da lei contra os que permanecem nos Estados Unidos com vistos" que não permitem a residência.

Horas antes da divulgação do documento, Carlos Gutiérrez, assessor para assuntos 'hispânicos' de Mitt Romney e ex-secretário de Comércio de George W. Bush, disse à AFP em Tampa que "a plataforma que vale é a plataforma de Romney, e ela não é igual a do partido".

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasImigraçãoMitt RomneyPartido Republicano (EUA)Políticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia