A promotora Susana Martinez foi conhecida como "inflexível" durante os 13 anos no cargo (Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 3 de novembro de 2010 às 07h57.
Los Angeles - A promotora republicana Susana Martinez conquistou, esta terça-feira, o governo do estado do Novo México (oeste), tornando-se a primeira mulher governadora de origem hispânica nos Estados Unidos, que substituirá o democrata Bill Richardson, de origem mexicana.
Martinez, conhecida como uma funcionária inflexível durante os 13 anos que ocupou o cargo de promotora do Terceiro Distrito Judiciário do Condado de Dona Ana, no Novo México, venceu a democrata Diane Denish, vice-governadora de Richardson.
Richardson foi secretário de Energia e uma das personalidades hispânicas mais proeminentes do Partido Democrata, que conseguiu nos anos 1990 a libertação de prisioneiros americanos no Iraque e na Coreia do Norte.
Martinez anunciou sua candidatura para governadora em julho do ano passado, com a promessa de eliminar gastos desnecessários, reduzir impostos para estimular pequenos negócios, com a finalidade de criar empregos e com um discurso duro contra supostos atos de corrupção no governo.