Mundo

República Centro-Africana nomeia governo interino

Rebeldes e integrantes da antiga oposição farão parte do novo gabinete, entre eles um aliado do presidente deposto François Bozizé

Novo presidente da República Centro-Africana, Michel Djotodia, cumprimenta seus partidários durante comício em favor da aliança rebelde no centro de Bangui  (REUTERS / Alain Amontchi)

Novo presidente da República Centro-Africana, Michel Djotodia, cumprimenta seus partidários durante comício em favor da aliança rebelde no centro de Bangui (REUTERS / Alain Amontchi)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2013 às 07h05.

Brasília – Depois de se autoproclamar presidente da República Centro-Africana, Michel Djotodia designou ontem (31) um governo interino.

Rebeldes e integrantes da antiga oposição farão parte do novo gabinete, entre eles um aliado do presidente deposto François Bozizé. O governo de transição prometeu convocar eleições em um prazo de três anos.

Djotodia acumulará o cargo de ministro da Defesa com o de presidente. Os rebeldes tomaram o poder após um golpe de Estado no último dia 24. A ação foi condenada por vários governos, inclusive o do Brasil, onde o Ministério das Relações Exteriores emitiu nota.

O primeiro-ministro da República Centro-Africana, Nicolas Tiangaye, nomeou alguns integrantes do governo denominado de união nacional. O Executivo é composto por 34 membros. Nove pastas ficarão com a coligação rebelde Seleka, que assumiu o poder há uma semana.

O novo governo inclui ainda oito ministros que vieram de setores da oposição. Os demais 16 membros são da sociedade civil e de diferentes formações políticas. Tiangaye foi reconduzido pelo presidente autoproclamado, o rebelde Michel Djotodia.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaGoverno

Mais de Mundo

Maduro pede que aliados que não aceitem eletrônicos de presente após explosão de pagers no Líbano

Número de mortos em ataque de Israel ao Líbano sobe para 31

Em meio à tensão no Oriente Médio, Irã revela novos mísseis e drones em desfile militar

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado