Tremor foi sentido na intensidade 2 na capital Tóquio (Fred Dufour/AFP)
Da Redação
Publicado em 24 de março de 2011 às 06h28.
Tóquio - Um terremoto de 6,1 graus na escala Richter com epicentro no Oceano Pacífico, em frente à costa da província japonesa de Iwate, sacudiu nesta quinta-feira a costa nordeste do Japão.
Até o momento não houve informações sobre danos ou vítimas, e o tremor não levou a um alerta de tsunami.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o terremoto, que foi sentido em Tóquio, teve em Ishinomaki, no litoral da província de Miyagi, intensidade de 5 na escala fechada japonesa com máximo de 7. A zona foi uma das mais atingidas pelo tsunami do dia 11.
O epicentro do tremor, a 20 quilômetros de profundidade, foi situado na mesma zona que a maioria das 700 réplicas que sacudiram o nordeste japonês desde o devastador terremoto de 9 graus na escala Richeter e o posterior tsunami.
A Agência Meteorológica do Japão indicou que o novo terremoto pode provocar leves mudanças no nível do mar, embora não tenha emitido alerta de tsunami.
O terremoto teve intensidade de 4 na escala japonesa nas províncias de Iwate e Miyagi, onde se registrou a maior parte dos mais de 26 mil mortos e desaparecidos do grande terremoto ocorrido há 13 dias.
Em Tóquio, cujos edifícios estão especialmente preparados para resistir a sismos, o tremor chegou a ser sentido com intensidade de 2 na escala japonesa.