Mundo

Relatório do apagão pode sair esta semana, diz Lobão

Apagão ocorrido no Nordeste deixou 46 milhões de consumidores no escuro

Edison Lobão, ministro de Minas e Energia: explicações chegam ainda nesta semana (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

Edison Lobão, ministro de Minas e Energia: explicações chegam ainda nesta semana (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 11h04.

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta manhã que pode ser concluído esta semana o Relatório de Análise de Perturbação (RAP), do Operador Nacional do Sistema (ONS), sobre o apagão que ocorreu no Nordeste na última sexta-feira e deixou 46 milhões de consumidores no escuro. Segundo Lobão, se o relatório não for apresentado até sexta-feira, isso deverá ocorrer no início da próxima semana.

O ministro ficou reunido ontem com a presidente Dilma Rousseff até por volta das 22 horas, junto com integrantes do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), além de representantes da Chesf e da Eletrobras. De acordo com Lobão, a reunião foi sugerida por ele próprio, para que a presidente fosse informada com detalhes sobre o incidente no Nordeste.

Questionado sobre a insatisfação da presidente com a justificativa apresentada pelo ministério, de que a causa do apagão foi uma falha no cartão da subestação de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, o ministro disse que o que desagradou a presidente foi o episódio em si. "De fato, o que ela não gostou foi do episódio, como eu não gostei", afirmou, após participar de evento na Embaixada da Itália, em Brasília.

Lobão explicou que a falha no cartão deu origem ao blecaute, mas o problema foi agravado pelo fato de uma linha de transmissão paralela à subestação de Luiz Gonzaga estar em manutenção, que, segundo ele, era necessária. De acordo com o ministro, Dilma pediu que todas as linhas de transmissão e subestações sejam alvo de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O ministro descartou troca no comando da Chesf em função do apagão no Nordeste. "Em nenhum momento discutimos isso (na reunião)."

Acompanhe tudo sobre:ApagãoEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Oposição concorda com Maduro e diz que parte da Guiana pertence à Venezuela

Imigrantes recorrem ao WhatsApp para se anteciparem a ações de deportação nos EUA

Paraguai convoca embaixador do Brasil no país para explicar suposto monitoramento da Abin

Mais de 20 estados processam governo Trump por cortes bilionários em financiamento de Saúde