Mundo

Relatora da ONU investigará assassinato de Jamal Kashoggi na Turquia

A investigação sobre o assassinato do jornalista vai começar na próxima semana, com uma visita a embaixada saudita na Turquia

Khashoggi: o jornalista desapareceu na embaixada saudita na Turquia no ano passado (Osman Orsal/Reuters)

Khashoggi: o jornalista desapareceu na embaixada saudita na Turquia no ano passado (Osman Orsal/Reuters)

E

EFE

Publicado em 25 de janeiro de 2019 às 11h14.

Genebra - A relatora das Nações Unidas para execuções extrajudiciais, sumárias e arbitrárias, a francesa Agnes Callamard, fará uma investigação pelo assassinato do jornalista saudita Jamal Kashoggi no consulado da Arábia Saudita em Istambul, que começará com uma visita à Turquia na próxima semana.

Segundo as Nações Unidas anunciaram nesta sexta-feira em comunicado, Callamard visitará a Turquia de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, liderando uma delegação que também incluirá a advogada Helena Kennedy e o médico legista Duarte Nuno Vieira.

A relatora "revisará e avaliará de uma perspectiva dos direitos humanos as circunstâncias que cercaram o assassinato de Kashoggi", afirmou a organização no comunicado.

Callamard deve informar sobre os resultados das investigações na sessão que o Conselho de Direitos Humanos da ONU realizará em junho.

As suspeitas indicam que Kashoggi, colunista do jornal americano "Washington Post" e abertamente crítico com a monarquia de seu país, foi assassinado e esquartejado por agentes sauditas em 2 de outubro do ano passado no consulado da Arábia Saudita em Istambul, um fato que gerou ampla condenação na comunidade internacional.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaAssassinatosJornalistasONUTurquia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado