Mundo

Relator da ONU diz que ocupação palestina é anexação de fato

Genebra - A prolongada ocupação dos territórios palestinos da Cisjordânia e de Gaza, assim como de Jerusalém Oriental, está se transformando em uma anexação de fato dos mesmos por parte de Israel, denunciou hoje o relator das Nações Unidas Richard Falk. Em um discurso diante do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU, o especialista […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2010 às 10h31.

Genebra - A prolongada ocupação dos territórios palestinos da Cisjordânia e de Gaza, assim como de Jerusalém Oriental, está se transformando em uma anexação de fato dos mesmos por parte de Israel, denunciou hoje o relator das Nações Unidas Richard Falk.

Em um discurso diante do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU, o especialista reivindicou a este órgão que se interesse pelas "consequências legais da prolongada ocupação" que revela claramente "a ambição territorial do ocupante".

Falk apresentou no CDH seu relatório anual sobre a situação nos territórios palestinos, muito deteriorada em termos humanitários por causa do severo bloqueio que mantém Israel sobre Gaza há mais de três anos.

Segundo o relator, Israel viola a obrigação de "não alterar a integridade do território ocupado", por isso que sua estratégia se assemelha a "uma forma de conquista ou anexação territorial".

Além disso, sustentou que a ocupação israelense é um "destróier silencioso das aspirações palestinas" a sua livre determinação.

Folk denunciou igualmente o endurecimento dos requisitos que dita Israel para que jovens palestinos que desejam estudar nas universidades da Cisjordânia ou de Jerusalém obtenham permissões de residência para instalar-se ali.

Isto representa, disse o relator, "isolá-los de maneira permanente".

Folk assinalou que o CDH deve exigir a aplicação das recomendações da missão da ONU que investigue a última ofensiva militar contra Gaza (conhecida como "Chumbo fundido") para que "os acusados de crimes de guerra prestem contas em processo regular".

Acompanhe tudo sobre:PolíticaOriente MédioConflito árabe-israelense

Mais de Mundo

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica