Mundo

Qual é a relação do papa emérito Bento XVI com o nazismo?

Papa emérito ingressou na Juventude Hitlerista e se juntou ao exército alemão

Bento XVI: segundo seu biógrafo, apesar de ter se juntado ao nazismo o papa emérito era um silencioso dissidente. Ele desertou do serviço militar aos 16 anos (Getty Images/Getty Images)

Bento XVI: segundo seu biógrafo, apesar de ter se juntado ao nazismo o papa emérito era um silencioso dissidente. Ele desertou do serviço militar aos 16 anos (Getty Images/Getty Images)

B

Bloomberg

Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 10h21.

Sob o nazismo, o futuro papa Bento XVI, morto neste sábado, 31, ingressou na Juventude Hitlerista, que era obrigatória na época.

No entanto, ele era um dissidente silencioso e não foi a nenhuma reunião do grupo, segundo o seu biógrafo John Allen Jr. Ele se juntou posteriormente ao exército alemão, mas com 16 anos desertou do serviço militar.

Sua ligação com o nazismo na juventude foi desenterrada quando Bento XVI se tornou papa. O tablóide do Reino Unido The Sun foi o primeiro a ressuscitar seu passado e publicou uma reportagem com o título: "Da juventude nazista...para Papa Ratzi” quando ele sucedeu João Paulo II.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia

Como um padre jovem, Bento XVI criou uma teologia progressista. Mas a revolução dos estudantes de 1968 gerou uma desconfiança sobre a esquerda e provocou uma mudança para uma teologia mais ortodoxa na igreja.

Bento XVI estudou filosofia e teologia em Munique e Freising e ensinou em diversas universidades. Depois, se tornou arcebispo de Munique em março de 1977 e cardeal três meses depois.

Bento 16: um papa conservador perseguido por escândalos
Os 10 últimos Papas e a duração de seus pontificados

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIIgreja CatólicaItáliaMortesPapas

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'