Mundo

Reino Unido: Parlamento poderá impedir fronteira dura com a Irlanda

Votação na câmara alta concedeu ao Parlamento direito de conter acordos sobre o Brexit que possam restaurar controles de fronteira na Irlanda

Reino Unido.: votação na câmara alta representa mais uma derrota à primeira-ministra Theresa May (Peter Nicholls/Reuters)

Reino Unido.: votação na câmara alta representa mais uma derrota à primeira-ministra Theresa May (Peter Nicholls/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 2 de maio de 2018 às 21h23.

A câmara alta do Reino Unido votou nesta quarta-feira a favor de se conceder ao Parlamento o poder de deter qualquer acordo sobre a saída do país da União Europeia que possa restaurar uma fronteira dura ao longo da ilha da Irlanda, a derrota mais recente do governo da primeira-ministra, Theresa May.

A Câmara dos Lordes deu 309 votos favoráveis e 242 contrários à emenda no principal esboço do governo para o Brexit, como é conhecida a desfiliação da UE, que cortará os laços políticos, financeiros e legais com o bloco.

A Irlanda do Norte será a única fronteira terrestre britânica com a UE após o Brexit. Os dois lados se dizem comprometidos a manter a divisa com a República da Irlanda aberta, mas encontrar uma forma prática de fazê-lo tem se mostrado um enigma até agora.

A questão de como a Irlanda e a Irlanda do Norte se sairão após a separação britânica da UE é especialmente delicada devido às décadas de violência na província, resultantes do debate sobre ela pertencer ao Reino Unido ou à Irlanda. Cerca de 3.600 pessoas morreram antes do acordo de paz de 1998.

Há temores de que a reinstauração de controles na fronteira ressuscite a violência sectária.

"Brincar com fogo é se meter na política da Irlanda do Norte com uma diretriz que às vezes é insensata e às vezes é delinquente com uma lata de gasolina e uma caixa de fósforos", disse Chris Patten, parlamentar conservador da Câmara dos Lordes que apresentou a emenda.

"Não quero voltar às velhas tribos, às velhas humilhações, as animosidades... seria vergonhoso e desonroso se esta casa fizesse algo que tornasse isso mais provável. Acho que seria uma mancha em nossa história."

Foi a décima vez nas últimas semanas em que Londres sofreu uma derrota na Câmara dos Lordes quanto à legislação que encerrará formalmente a filiação do país com a UE.

Acompanhe tudo sobre:BrexitIrlandaUnião Europeia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado