Mundo

Reino Unido não concederá salvo-conduto a Assange

William Hague, secretário de Exterior do país, assegurou que o fundador do WikiLeaks não terá o benefício

Manifestações pró-Assange ocorrem na frente da embaixada do Equador em Londres (Oli Scarff/Getty Images)

Manifestações pró-Assange ocorrem na frente da embaixada do Equador em Londres (Oli Scarff/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2012 às 14h09.

O secretário de Exterior do Reino Unido, William Hague, assegurou nesta quinta-feira que não concederá salvo-conduto para que o fundador e editor-chefe do site de vazamento de informações secretas WikiLeaks, o jornalista australiano Julian Assange, deixe o país com destino ao Equador.

Hague disse que o Reino Unido não concederia o salvo-conduto porque "não há base legal para que o façamos". O chanceler britânico insistiu em que Assange é procurado pela Suécia para responder por "sérios crimes sexuais".

O secretário de Exterior negou que o Reino Unido tenha aprovado a extradição de Assange para a Suécia por causa das atividades do WikiLeaks ou por pressões pelo fato de o site ter publicado segredos diplomáticos dos Estados Unidos.

Mais cedo, O governo do Equador anunciou que concederá asilo político a Assange. Ele está refugiado na embaixada equatoriana em Londres há oito semanas, desde que perdeu uma disputa jurídica para evitar ser extraditado para a Suécia, onde é procurado para responder por acusações de estupro. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPaíses ricosAmérica LatinaEuropaReino UnidoMetrópoles globaisDiplomaciaLondresEquadorJulian AssangeWikiLeaks

Mais de Mundo

Trump e Xi reduzem tensão após encontro, mas não fazem acordos; entenda

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela