Mundo

Reino Unido não aceitará taxa imposta à toda UE para transações

A Comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira uma proposta para estabelecer taxa às transações financeiras, que geraria 55 bilhões de euros por ano

O ministro das Finanças George Osborne: o Reino Unido sempre se opôs a este tipo de imposição fiscal porque prejudicaria os bancos do centro financeiro londrino (Getty Images)

O ministro das Finanças George Osborne: o Reino Unido sempre se opôs a este tipo de imposição fiscal porque prejudicaria os bancos do centro financeiro londrino (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2011 às 11h41.

Londres - O Reino Unido não está disposto a aceitar uma taxa às transações financeiras imposta a toda União Europeia (UE) e só a acataria se fosse aplicada em nível global, disse nesta quarta-feira um porta-voz oficial.

"O governo seguirá colaborando com seus parceiros internacionais no que se refere às taxas a transações internacionais e não se opõe em princípio. Mas qualquer taxa a uma transação financeira deveria ser aplicada em nível global", afirmou à Agência Efe um porta-voz do Tesouro.

"Há uma série de assuntos práticos nos quais é preciso trabalhar", especificou o porta-voz.

A Comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira uma proposta para estabelecer esta taxa às transações financeiras, que geraria 55 bilhões de euros por ano.

O ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, já havia advertido anteriormente que um imposto deste tipo impediria a chegada de investimentos à Europa e prejudicaria os interesses da City de Londres (centro financeiro londrino).

A comissão propõe taxar com 0,1% as transações com ações e bônus e com 0,01% as operações com derivados.

Segundo o presidente do Executivo comunitário, José Manuel Durão Barroso, trata-se de uma questão de "justiça".

O Reino Unido sempre se opôs a este tipo de imposição fiscal porque prejudicaria os bancos da City e teme a transferência de operações e empresas a outros países.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPaíses ricosReino UnidoTaxasUnião Europeia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia