Mundo

Reino Unido: inflação de junho acelera e atinge 9,4%, nível mais alto em 40 anos

Essa aceleração é a mais alta desde abril de 1982

Reino Unido: economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam que a inflação chegasse a 9,3% (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)

Reino Unido: economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam que a inflação chegasse a 9,3% (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de julho de 2022 às 08h29.

A inflação no Reino Unido acelerou em junho para uma nova alta de quatro décadas, impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis e alimentos. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) aumentou 9,4% no ano, na leitura mais alta desde abril de 1982, acelerando em relação à taxa anual de 9,1% de maio, segundo dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) divulgados nesta quarta-feira, 20.

Economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam que a inflação chegasse a 9,3%. A aceleração da inflação foi impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis e alimentos, que foram apenas ligeiramente compensados pela queda dos preços dos carros usados, disse o ONS

O núcleo de preços ao consumidor, medida que exclui as categorias voláteis de alimentos e energia, diminuiu para 5,8% em junho, de 5,9% em maio, registrando uma segunda queda consecutiva na taxa anual. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também: 

Rishi Sunak avança na disputa para designar primeiro-ministro britânico

Parlamento do Sri Lanka elege substituto para presidente que fugiu em meio a grave crise

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoInflaçãoEuroZona do Euro

Mais de Mundo

Turismo bate recordes no Brasil graças aos latino-americanos

'Acho que temos um acordo' sobre Gaza, diz Trump

Netanyahu exige libertação de reféns do Hamas em discurso na ONU

Reino Unido anuncia documento de identidade digital para combater trabalho irregular