Mundo

Reino Unido, França e Alemanha exigem fim do bloqueio de ajuda em Gaza

Em uma declaração conjunta, as missões diplomáticas dos três países destacaram que Tel Aviv bloqueou completamente a entrada de ajuda humanitária na Faixa por mais de 50 dias

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 23 de abril de 2025 às 14h13.

Tudo sobreIsrael
Saiba mais

O Reino Unido, a França e a Alemanha pediram nesta quarta-feira, 23, que Israel desbloqueie o fluxo de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza a fim de atender às necessidades da população civil e reiteraram sua "indignação" com os recentes ataques das forças israelenses contra pessoal humanitário, infraestrutura e centros de saúde.

Em uma declaração conjunta, as missões diplomáticas dos três países destacaram que Israel bloqueou completamente a entrada de ajuda humanitária na Faixa por mais de 50 dias, deixando suprimentos essenciais indisponíveis ou prestes a esgotar.

"A população civil palestina, incluindo um milhão de crianças, enfrenta um grave risco de fome, doenças epidêmicas e morte. Isso precisa acabar", enfatizaram os três países, que acrescentaram que a ONU e ONGs internacionais conseguiram distribuir ajuda, mas a decisão israelense de bloquear a entrada de suprimentos em Gaza "é intolerável".

A declaração frisa que a ajuda humanitária "nunca deve ser usada como uma ferramenta política, e o território palestino não deve ser reduzido ou submetido a qualquer mudança demográfica".

Israel está obrigado, pelo direito internacional, a permitir a passagem "sem impedimentos" de ajuda humanitária, lembrou a declaração, ressaltando que a ajuda humanitária deve poder chegar aos mais necessitados, com independências das partes em conflito e de acordo com os princípios humanitários.

"Reiteramos nossa indignação com os recentes ataques das forças israelenses contra pessoal humanitário, infraestrutura, instalações e centros de saúde. Israel deve redobrar seus esforços para proteger a população civil, a infraestrutura e os trabalhadores humanitários", salientaram.

Por fim, pediram que todas as partes restabeleçam o cessar-fogo e exigiram ao Hamas que liberte imediatamente todos os reféns restantes

Acompanhe tudo sobre:IsraelBenjamin NetanyahuFrançaAlemanhaReino UnidoGuerrasHamasFaixa de Gaza

Mais de Mundo

Quem é o cardeal afastado por Francisco que insiste em participar da escolha do próximo papa?

EUA adverte que FMI e Banco Mundial estão se desviando de sua missão

Homem que atirou em João Paulo II pede para ir ao funeral do Papa Francisco

Trump estuda cortar tarifa sobre China para 50%, diz jornal