Mundo

Reino Unido está disposto a ajudar bancos da Irlanda

União Europeia vai discutir nesta quarta-feira (17/11) se o setor bancário irlandês necessita de resgate

Osborne, ministro das Finanças britânico, disse que ajuda à Irlanda é interesse nacional (Getty Images)

Osborne, ministro das Finanças britânico, disse que ajuda à Irlanda é interesse nacional (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 08h06.

Bruxelas - O Governo britânico está disposto a participar de um eventual resgate do setor bancário irlandês, mantendo assim "o interesse nacional do Reino Unido", disse nesta quarta-feira em Bruxelas o ministro de Finanças britânico, George Osborne.

"A Irlanda é nossa vizinha mais próxima. É do interesse nacional do Reino Unido que a economia irlandesa seja bem-sucedida e tenhamos um sistema bancário estável. Portanto, o Reino Unido segue preparado para apoiar a Irlanda no que for necessário para conseguir essa estabilidade", declarou Osborne.

As declarações do ministro foram feitas antes de participar da reunião do Comitê Econômico e Financeiro (Ecofin) da União Europeia.

Os 27 ministros de Economia e Finanças da União Europeia (UE) discutirão nesta quarta-feira o eventual resgate do setor bancário da Irlanda.

Mesmo não sendo membro da zona do euro, o Reino Unido deve exercer um papel fundamental nessa possível assistência à Irlanda, tanto porque os dois países têm profundos elos históricos quanto porque o setor financeiro britânico é bastante relacionado ao irlandês.

O comissário de Assuntos Econômicos e Monetários da UE, Olli Rehn, enfatizou nesta quarta-feira a importância da saúde dos bancos. "É essencial que a confiança no setor bancário da Irlanda seja restabelecida pelo bem da estabilidade financeira da Europa e pelo bem da restauração da confiança na economia real da Irlanda".

Acompanhe tudo sobre:EuropaIrlandaPaíses ricosPiigsReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos